Folha de S. Paulo


Complexo de esportes de inverno no Estado de Utah reúne 398 descidas

Canhões de neve engatilhados, de olho nos primeiros flocos: Park City, tradicional e inventivo destino de esportes de inverno norte-americano, marcou o início de sua temporada de esqui para dia 23 deste mês.

Em Park City, o antigo centrinho urbano ainda conserva o aspecto de uma cidadezinha de caubóis cuja população permanente é de apenas 8.000 habitantes.

Mas tanto na estação nival de esqui de Park City, como nas suas duas ilustres vizinhas, Deer Valley e Canyons, investimentos recentes foram pensados para multiplicar o número de visitantes internacionais, a oferta de hotéis e de resorts de luxo e, também, número de bares, restaurantes e bistrôs estrelados.

Encravadas nas Montanhas Rochosas, as três estações sempre primaram pela qualidade e abundância de sua neve -Park City, aliás, foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2002.

Localizadas a cerca de 40 minutos de carro da capital Salt Lake City, no Estado de Utah (EUA), elas também se distinguem porque Park City é, desde 1985, sede do festival de cinema independente Sundance, concebido pelo ator Robert Redford.

O festival, que em 2014 acontecerá entre os dias 16 e 26 de janeiro, tradicionalmente reúne roteiristas e atores, dando há quase três décadas, um colorido hollywoodiano à região.

VENTOS NOVOS

Quem nesta temporada resolver passear por Main Street, a rua central de Park City, vai notar que apenas o antológico No Name Saloon ("salão sem nome"), um bar bem rústico aberto em 1903, permanece o mesmo.

Nessa rua, além de novos restaurantes, butiques, pequenas galerias de arte e joalherias, há agora uma cervejaria artesanal, a Beer Tasting at Wasatch Brew Pub.

Para quem já havia estado lá no passado, a surpresa é a liberação de servir bebidas mais livremente, coisa que, há uma década, era limitada por conta de Utah ser um Estado tradicionalmente mórmon.

Hoje internacionalizadas, Park City e as estações de inverno satélites Deer Valley e Canyons têm, ao todo, 398 pistas de esqui e quase 60 meios de elevação, de teleféricos tradicionais e cadeirinhas a gôndolas moderníssimas importadas da França.

Além dos usuais clientes norte-americanos, a região conquistou visitantes internacionais. Pela ordem, australianos, brasileiros, alemães, canadenses, mexicanos, russos e chineses são os que mais procuram essa região de esportes invernais.

NOVO X VELHO

O curioso é que, mesmo mais sofisticada, a pacata Main Street ainda mantém viva a atmosfera, a arquitetura típica e as casinhas antigas. E, à primeira vista, parece não ter mudado desde que Brigham Young, líder mórmon, veio com seu grupo, em 1860, em busca de minérios.

Um bistrô ultracontemporâneo que sinaliza a mudança de ares por ali é o sofisticado Lespri Prime Steak Sushi Bar. Além de steaks, ele serve vinhos e comida japonesa, duas novidades que Utah deve creditar à internacionalização de seu turismo.

E, se nos primórdios o esqui era meio de locomoção para mineiros que prospectavam ouro e prata, ironicamente, com o tempo, foi a descoberta dos esportes de inverno que transformou a neve abundante dessa região das Montanhas Rochosas numa preciosa fonte de riqueza.

TRÊS EM UM

Para quem gosta de variar, o ideal é experimentar um pouco de cada estação, ficando, no mínimo, ao menos três dias inteiros entre Park City e arredores.

Em Deer Valley, o hotel The Chateaux tem jeito de chalé suíço, quartos decorados à europeia, uma loja de equipamentos e roupas de esqui e lareira no lobby principal.

Defronte, também em Deer Valley, o Stein's Eriksen Lodge, é ainda mais luxuoso que o anterior e mantém um restaurante chique e afrancesado, famoso por harmonizar vinhos e comidas. Quem fica no Eriksen Stein's, além do spa, desfruta do que os gringos chamam de "ski-in/ski-out" (quando é possível sair e chegar ao local esquiando).

Com ambiente mais esportivo e informal, o Park City Mountain Resort é bastante procurado por famílias e está sempre cheio de gente.

Ali, o restaurante do Legacy Lodge é uma boa pedida para quem quiser comer ou relaxar no bar. Isso depois de deslizar em uma das 116 trilhas de diversos níveis que fazem de Park City um paraíso para esquiadores e snowboarders.

Finalmente, depois de curtir Park City e Deer Valley, vale explorar o Canyons Resort. Ali, a variedade de pistas e de cenários é imensa: suas 182 trilhas percorrem, ao todo, nove montanhas.


Endereço da página:

Links no texto: