Folha de S. Paulo


Rio é campeão de vendas de pacotes para o Ano-Novo

A 82 dias do Réveillon, período com mais viagens no Brasil, é hora de correr para garantir um pacote para dar as boas-vindas a 2014 longe de casa. Quem demora tende a pagar mais caro e pode até ter que passar a virada vendo a contragosto os fogos de artifício pela televisão.

Destinos 'lado B' atraem também famílias

O Rio de Janeiro, que espera reunir cerca de 2 milhões de pessoas para a queima de fogos na praia de Copacabana, é o destino com maior procura, segundo a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Praias do Nordeste, como Fortaleza, Porto Seguro e Natal, também são disputadas. Para os que não fazem questão de mar, Gramado, na serra gaúcha, e as cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, aparecem entre os destinos mais vendidos.

No exterior, Orlando, Miami e Buenos Aires estão entre os mais procurados.

"Turismo" reuniu opções de pacotes para os 20 destinos preferidos pelo brasileiro para o Natal e o Ano-Novo dentro e fora do país.

Vanderlei Almeida-1º.jan.13/AFP
Fogos de artifício iluminam o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, para marcar o 1º de janeiro de 2013
Fogos de artifício iluminam o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, para marcar o 1º de janeiro de 2013

PREFERÊNCIA NACIONAL

Uma pesquisa do Ministério do Turismo reforça a preferência do brasileiro por destinos domésticos. Ela revela que, entre aqueles com vontade de viajar (32% dos entrevistados, maior índice de intenção de viagem do ano), 74% disseram que escolheriam visitar um destino dentro do país nos próximos seis meses.

A sondagem foi feita no último mês, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

"Isso é resultado das condições de viagem que temos hoje, com as empresas garantindo bons parcelamentos e o brasileiro sabendo comprar antecipado", diz José Francisco Lopes, diretor de estudos e pesquisa do Ministério do Turismo.

O diretor destaca que uma característica do fluxo do fim de ano no país é a viagem em família: 90% dos que querem pegar a estrada pretendem ir acompanhados. "O turismo está entrando cada vez mais na estrutura de consumo das pessoas", diz Lopes.

Para a sondagem, foram ouvidas 2.000 pessoas em seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio, Salvador e São Paulo. O objetivo da pesquisa é revelar tendências e orientar investimentos no setor.

Na preferência por região, o Nordeste aparece em quase metade das intenções de viagem (48,8%), seguido do Sudeste (18,5%) e do Sul (17,9%).


Endereço da página:

Links no texto: