Folha de S. Paulo


Aos 2 anos, filha de blogueira já visitou 8 países e tem milhas

Filha de mãe chinesa e pai francês, nascida na África, criada no Rio de Janeiro e hoje morando na Bolívia, a blogueira Sut-Mie Guibert, 38, acostumou as filhas a pegar a estrada desde cedo.

Mãe de Clara, 6, e Nina, 2 -já viajadas por pelo menos oito países e com pontos acumulados em cartões próprios de milhagem-, ela divide dicas para roteiros com crianças no blog Viajando com Pimpolhos.

Na contramão dos especialistas, Sut-Mie diz que quanto mais cedo se começa, melhor. "Mais que o número de lugares que elas conheceram, o que vale são as experiências: já andaram de elefante, interagiram com golfinhos, passearam de submarino, foram aos jardins de Monet."

Arquivo Pessoal-jul.2013
Clara, 6, e Nina, 2, em viagem a Oahu (Havaí), com os pais Sut-Mie Guibert e Carlos Brust
Clara, 6, e Nina, 2, em viagem a Oahu (Havaí), com os pais Sut-Mie Guibert e Carlos Brust

O segredo de uma boa viagem em família é levar em conta o ritmo de todos. "A gente tem que reduzir as expectativas. Não adianta querer abraçar o mundo em um roteiro muito cheio", diz.

O equilíbrio entre passeios que agradarão mais aos pais e outros dedicados aos filhos também é o conselho básico de Patrícia Papp, 37, mãe de Luiza, 4, e Pedro, 10, e autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos sem Enlouquecer" (Pulp, 112 págs., R$ 29,90).

"Se na saída de um museu, por exemplo, encontrarem uma pracinha na esquina, parem e brinquem um pouco, assim cada um tem seu momento", recomenda.

O mais difícil para os pais, segundo Patrícia, é contornar os imprevistos que podem surgir longe de casa, como o cancelamento de um passeio. "Os pais têm que fazer um pacto para não brigarem nessas horas, porque isso só vai estressar as crianças", diz.

Arquivo pessoal
Família da escritora Patrícia Papp, em viagem à Tailândia. No elefante da frente, Patrícia, a filha Luiza, 1, e a irmã Giovana. No elefante de trás, o marido (Nuno Papp) e o filho Pedro, que tinha 6 anos
Família da escritora Patrícia Papp, em viagem à Tailândia: no elefante da frente, Patrícia, a filha Luiza, então com 1 ano, e a irmã Giovana; no elefante de trás, o marido, Nuno Papp, e o filho Pedro, que tinha 6 anos

Endereço da página:

Links no texto: