Folha de S. Paulo


Washington Park, em Portland, justifica o título de 'cidade das rosas'

O Washington Park é talvez a maior atração da cidade. Entre suas trilhas e árvores, esconde e oferece zoológico, museu para a criançada, jardim temático, quadras esportivas e o maior orgulho de Portland, o International Rose Test Garden.

Criado em 1917, é o mais antigo jardim do gênero, destinado a testar novas espécies de rosas. Naquela época, Portland já ostentava o apelido de cidade das rosas --tinha mais de 30 quilômetros de ruas enfeitadas com esse tipo de flor.

Hoje, o jardim é aberto ao público e a visitação é gratuita. Nos seus canteiros, há cerca de 7.000 roseiras de mais de 550 variedades --vermelhas, brancas, amarelas, rosas, em combinações inusitadas e tamanhos diversos.

Depois de conhecer o setor das flores, o visitante pode passear pelas trilhas do parque. No total, a área é de 1,6 km², um pouco maior que o Ibirapuera. Só na área do Hoyt Arboretum, há cerca de 6.000 espécies de árvores, espalhadas por 20 quilômetros de caminhos demarcados.

O que não significa que o corredor ou caminhante não possa se perder na floresta, pois as trilhas se cruzam e se entrelaçam como labirintos. Basta não perder a calma que logo se chega a algum lugar conhecido ou se depara com alguma placa que indique o caminho da civilização.

ALGAZARRA

Visitantes menos atléticos não precisam temer as subidas e descidas. Várias linhas de ônibus levam até o coração do Washington Park, perto da entrada do Rose Garden, e há pontos próximos a outras atrações, como o zoológico. Há também um trenzinho que cruza a mata para transportar os turistas até o zoo.

Lá, a vida é uma algazarra. Crianças correm por todos os lados e há muita gente circulando em cadeiras de rodas para apreciar os animais.

Há desde elefantes até borboletas, e os animais estão divididos por origem geográfica: há, por exemplo, territórios África e Noroeste dos EUA.

Tudo é organizado de forma didática e ainda há passeios especiais para a criançada, com monitores que apresentam a bicharada.

Se isso parece bagunça demais, uma opção para quem busca tranquilidade é o jardim japonês. Já na entrada, pede-se que os visitantes circulem em silêncio. Tudo para tornar mais prazeroso o processo contemplativo.

EUA X REINO UNIDO

Portland tem o menor parque do mundo: o Mill Ends Park é um círculo de 61 centímetros de diâmetro.

Mas ingleses de Burntwood dizem que o Mill Ends não é um parque --não cabe nem uma pessoa dentro dele-- e querem o título para o Prince's Park, o menor parque do Reino Unido. Por enquanto, segundo o "Guinness", o Mills Ends está vencendo a disputa.


Endereço da página:

Links no texto: