Folha de S. Paulo


Lista classifica países onde o turista é mais ou menos bem-vindo; Islândia é o mais receptivo

Em que país você imagina que seria mais bem recebido numa viagem de férias? Na Dinamarca ou no Marrocos?

Errou quem apostou na primeira opção.

Pelo menos é isso o que aponta pesquisa do Fórum Econômico Mundial sobre a atitude da população de 140 países em relação a turistas estrangeiros.

No ranking, Marrocos surge na terceira posição entre os países cuja população é mais receptiva a viajantes de outras nacionalidades. Dinamarca está na 117ª posição.

A pesquisa foi conduzida em mais de 30 línguas, entre o final de 2011 e o final de 2012. Em cada país participante, foi feita a seguinte pergunta: o quão bem-vindos são os visitantes estrangeiros no seu país?

O resultado embaralha o senso comum sobre as nacionalidades que melhor recebem os turistas em seu país e pode ser um bom guia de consultas antes de programar férias no exterior.

Editoria de arte/Folhapress

Islândia, Nova Zelândia, Senegal e Tailândia estão entre os mais receptivos a turistas. Rússia, Venezuela e Bolívia estão na base da lista.

Uma das surpresas diz respeito ao Brasil, cuja população tem fama de ser afável e receptiva aos turistas estrangeiros, mas ocupa o modesto 43º lugar no ranking.

Para o Ministério do Turismo, no entanto, a colocação não é surpresa. "O turismo no Brasil ainda é uma atividade recente. Temos um país de dimensões continentais e pessoas ainda pouco acostumadas ao convívio estrangeiro", avalia o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

"Ainda estamos nos abrindo para esta cultura e para esta relação internacional."

Para ele, grandes eventos globais programados para o país, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, devem acelerar este processo, incrementado ainda pelo fato de o brasileiro hoje viajar mais e conviver mais com outras culturas.


Endereço da página:

Links no texto: