Folha de S. Paulo


Jiuwentangcun, o manancial chinês da longevidade e dos "peixes medicinais"

A China esconde uma fonte da longevidade segundo os habitantes de Longmen, na ilha tropical de Hainan, que desfrutam de um manancial único com água de temperatura constante e um grande cardume de "peixes medicinais", que com suaves "mordidas", comem a pele morta do visitante.

Tamara Gil/Efe
Visitantes da ilha tropical de Hainan desfrutam do lago com temperatura estável e dos
Visitantes da ilha tropical de Hainan desfrutam do lago com temperatura estável e dos "peixes medicinais"

O manancial de Jiuwentangcun é a terceira fonte fria descoberta na China, depois de uma na ilha de Taiwan e da de Heliongjiang, no norte do país. No entanto, é a que é capaz de proporcionar mais benefícios à saúde entre as demais no país asiático, segundo dados oficiais.

Isso se deve às grandes quantidades de selênio e germânio acumuladas nos 40 mil metros cúbicos de água que brotam do manancial diariamente - a uma temperatura constante entre 23°C e 25°C -, e que ajudam na luta contra o câncer, por exemplo.

O grande número de "peixes medicinais" na fonte não hesita em mordiscar e comer a pele morta de qualquer pessoa que resolva entrar na água.

A maioria dos visitantes mergulha apenas os pés, apesar de alguns, mais ousados, preferirem entrar completamente na água.

O acesso a esse "paraíso natural" é gratuito. Mesmo assim, o lugar é mais frequentado pelos habitantes do lugar e não é comum encontrar turistas estrangeiros.

O verde da extensa vegetação que se mistura com a água transparente e limpa compõe uma paisagem fascinante, onde dezenas de chineses se reúnem enquanto comem, conversam ou fumam, sentados em pedras vulcânicas, com o objetivo de se refrescarem em dias quentes.

Os "Garra Rufa", conhecidos como "peixes-médicos", são famosos por removerem a pele morta dos visitantes para se alimentarem, o que faz com que alguns balneários os utilizem em tratamentos de "pedicure".

"No começo dói um pouco, mas depois que você se acostuma é até bom", disse à Agência Efe uma jovem chinesa que vive em Hainan e que visitava Jiuwentangcun pela primeira vez com as amigas.

Descoberto oficialmente em 2005, o manancial foi utilizado durante séculos como fonte de água potável, além de ter sido utilizado para irrigar plantações e para lavagem de roupas.

Desde que foi descoberto, as autoridades de Hainan tentam explorar o potencial turístico de Jiuwentangcun, aproveitando-se das belezas naturais que cercam a fonte e de sua relativa proximidade com a cidade de Haikou, capital da ilha de Hainan, que fica a 73 quilômetros de distância.

O governo chegou até a lançar uma campanha para promover o destino e atrair mais visitantes.

Para quem não conhece, Jiuwentangcun não é de fácil acesso, mas para encontrar o local, basta perguntar a qualquer habitante da região onde ficam "as águas da longevidade".

Segundo um dos guias do local, "o povo da cidade vem para Jiuwentangcun quase diariamente porque acredita que, assim, poderão desfrutar de uma grande longevidade. Dos quase mil habitantes de Longmen, cerca de 20 têm mais de 90 anos de idade".

"Os outros possuem uma pele incomparável e sem rugas", acrescentou o guia.


Endereço da página: