Folha de S. Paulo


Orquestra se apresenta em São Paulo em seus 125 anos

No "festival de efemérides" de Amsterdã, um dos aniversários mais badalados é o da Concertgebouw, a sede da orquestra real holandesa.

O edifício completa 125 anos e mantém a reputação de abrigar uma das salas com melhor acústica do mundo.

Leander Lammertink/Efe
Concertgebouw, em Amsterdã
Concertgebouw, em Amsterdã

O jubileu está sendo comemorado com uma série de concertos especiais -até dezembro- e um tour pelos cinco continentes, que inclui três apresentações em São Paulo, a partir deste domingo.

Quem estiver em Amsterdã e não conseguir comprar ingresso para o espetáculo (alguns já estão lotados), pode fazer uma visita guiada pelo edifício, que fica numa das pontas da Museumplein, a esplanada que abriga o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh e outras instituições de arte.

Leia mais:
Grandes eventos tornam 2013 o ano de Amsterdã
Maior museu holandês reabre após dez anos
Obras vêm de outros países para celebrar os 160 anos de Van Gogh
Outra efeméride, zoológico celebra 175 anos com flores

A fachada principal do edifício, erguido em estilo neorrenascentista, é dominada por uma grande harpa dourada pousada no teto.

Mas a entrada não é mais por ali, e sim por uma das laterais do prédio -cuidado para não dar meia-volta achando que o local está fechado.

Do lado de dentro, impressiona a austeridade da Grote Zaal (grande sala, em holandês), projetada em estilo simples para que só o som da orquestra chame a atenção.

O segredo da acústica dali é curioso. Segundo registros, o arquiteto responsável pela sala, Dolf van Gendt, tinha péssimo ouvido para música. Seu truque foi imitar a receita da alemã Neue Gewandhaus de Leipzig. O resultado merece aplausos até hoje.

ORQUESTRA DO CONCERTGEBOUW EM SP
IBIRAPUERA domingo, às 11h, no parque Ibirapuera; entrada grátis
SALA SÃO PAULO seg. (24) e ter. (25), às 21h, na Sala São Paulo; de R$ 140 a R$ 390
ONDE COMPRAR ingressorapido.com.br; tel. 4003-1212


Endereço da página:

Links no texto: