Folha de S. Paulo


Mudança nas paisagens naturais norueguesas divide opinião de turistas

O turismo na Noruega está prestes a se modificar - e, talvez, diminuir - com as transformações das paisagens naturais do país. Com fazendas abandonadas e terras destinadas ao pasto deixadas de lado, a paisagem está voltando, aos poucos, a sua forma original.

Segundo informou o site ScienceNordic, que cobre notícias na área de ciência nos países nórdicos, o processo de reflorestamento, já ativo em espaços que antes eram descampados, está causando mudanças inclusive em importantes rotas turísticas.

O projeto de pesquisa Cultour é o primeiro a investigar como a mudança das paisagens norueguesas afeta a indústria do turismo no país, entrevistando visitantes de regiões específicas da Noruega sobre suas experiências.

A vontade de conhecer o aspecto original da natureza do país visitado parece prevalecer: "Como turistas, nós temos vontade de ter uma experiência conservadora em relação às paisagens. Gostamos de ver paisagens que julgamos ser autênticas ou originais", explica o pesquisador Bjorn Egil Flo, do Centro de Pesquisa Rural.

Por outro lado, o líder do projeto Cultour, Anders Bryn, explica que nossos pressupostos de paisagem, que vêm da nossa terra natal, podem influenciar o que achamos bonito ou não. Isso explica outro resultado da pesquisa: noruegueses e suecos preferem espaços abertos e, portanto, foram contrários ao reflorestamento.

Byrn argumenta, ainda, que essa transformação pode afetar locais históricos do país: "Se a variação de contraste da terra desaparece junto dos traços de antigas habitações e atividades humanas, a paisagem perde conteúdo. Se isso acontecer, perderemos o que os turistas entendem como paisagem típicas norueguesas", diz.


Endereço da página:

Links no texto: