Folha de S. Paulo


Irmãs criam roteiro gastronômico e cultural

Em Borborema, cidade próxima a Bauru, as irmãs Marciana, Luciana, Poliana e Ariana Lopes Gomes são outro exemplo de que empreendimentos rurais podem dar certo.

Elas herdaram dos pais uma fazenda, dividida em quatro sítios menores. Decidiram investir juntas e criaram o Caminho Caipira, um roteiro rural que agrega as quatro propriedades, com agroturismo, gastronomia regional e cultura.

Edson Silva/Folhapress
Café colonial que pode ser provado em Borborema
Café colonial que pode ser provado em Borborema

Nos sítios, as trilhas, de nove ou 17 quilômetros, são em estradas de terra, em meio a matas ciliares. Podem ser feitas a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Os hóspedes também escolhem como passar a noite: se em um dos quartos da pousada recém-construída, em barracas no camping ou em redes embaixo de árvores.

O café da manhã é como o de novelas, com pão e bolos caseiros, sucos e leite fresco. O almoço segue a linha italiana -com massas, pães e queijos feitos por duas das irmãs que moraram na Itália e são casadas com italianos.

À noite, qualquer um pode aproveitar o rodízio de pizza rústica com ingredientes do sítio, servido em mesas sob as árvores. Os agendamentos são feitos na internet, mas não há mais vaga até o final de julho.

Dependendo do perfil dos clientes hospedados, podem ser feitas leituras de poesia, saraus ou apresentações de peças teatrais.

ECOLOGIA INFANTIL

Também foi a busca por qualidade de vida para as duas filhas que fez Márcia Franco, 43, largar a escola de balé que tinha em Orlândia e se mudar para a fazenda do sogro, em Sales Oliveira, perto de Ribeirão Preto.

"Como minhas filhas eram pequenas, achei que o melhor fosse dar a elas uma vida em contato com a natureza."

E é pela natureza e por sua preservação que Márcia desenvolveu o projeto Macaco & Cia, que usa as instalações da fazenda Santa Luzia para ensinar ecologia para as crianças.

As lições sobre sustentabilidade ambiental vêm, é claro, com brincadeiras e atividades do campo. As crianças podem, por exemplo, tirar leite de vaca, andar a cavalo, passear em meio às hortas ou de charrete. "A ideia é dar vivência rural", diz Márcia.

A fazenda recebe também eventos de empresas.


Endereço da página:

Links no texto: