Folha de S. Paulo


Mesquita Nova foi concluída há mais de quatro séculos

A mesquita Nova (Yeni Camii), que fica às margens do Chifre de Ouro, ao lado da ponte Gálata, é menos opulenta que as outras mesquitas imperiais, como a famosa Azul, outro cenário da novela exibida pela TV Globo.

Vale a pena visitá-la de qualquer maneira. Menos visado pelo turistas, o templo costuma ser mais tranquilo.

Por sua localização, a mesquita Nova aparece em muitas imagens da cidade turca, especialmente nas fotografias feitas a partir dos barcos que cruzam o canal.

Com 36 metros de altura, o domo principal do templo é flanqueado por semidomos, que dão um efeito cascata em forma piramidal.

Além de dois minaretes, a mesquita tem um pátio, com uma bela fonte no centro.

As cerimônias de purificação são realizadas em torneiras na fachada do templo voltada para o outro lado do Chifre de Ouro.

O interior da mesquita é decorado com azulejos em intrincados desenhos em tons de azul, verde e branco.

MAIS ISTAMBUL

Apesar do nome, a construção da mesquita teve início em 1597, antes da mesquita Azul, que começou a ser construída em 1609.

Após diversos percalços, incluindo os custos da construção, o edifício foi bastante danificado por um incêndio no ano de 1660. Foi reconstruído e, finalmente, inaugurado em 1665, dois anos após ficar pronto.

A localização da mesquita permite que a visita seja combinada com outros programas próximos, como o bazar Egípcio, ao lado. Também é possível comprar um passeio de barco pelo estreito de Bósforo -é só atravessar a rua.

RESTRIÇÕES
Como em todas as mesquitas de Istambul, as mulheres devem cobrir os cabelos -é bom carregar um lenço ou xale na bolsa durante a viagem.

Para preservar os tapetes no chão do templo, é necessário tirar os sapatos e embalá-los em sacos plásticos disponíveis na entrada.

Não é possível visitar o interior durante as horas de oração. (MARINA DELLA VALLE)

Editoria de Arte/Folha

Endereço da página:

Links no texto: