Folha de S. Paulo


Budapeste inicia a construção da primeira sinagoga em 80 anos

A construção da primeira sinagoga de Budapeste em 80 anos começou no domingo, com a colocação da pedra fundamental durante uma cerimônia, anunciou na segunda (27) a prefeitura da localidade vizinha de Csepel.

"Há 80 anos não era construída uma sinagoga nova em Budapeste. Nossa prefeitura contribuiu (para este projeto), doando o terreno para a construção", afirmou a administração municipal em um comunicado.

A construção começou no mesmo dia em que o mundo comemora o Dia do Holocausto, aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, em 1945.

A prefeitura informou que a construção da sinagoga deve terminar em 2014.

Espera-se que a templo, construído para servir de ponto de encontro religioso e cultural, tenha capacidade para abrigar 120 pessoas.

STR/AFP
Líderes da comunidade judaica húngara colocam a pedra fundamental da nova sinagoga de Budapeste
Líderes da comunidade judaica húngara colocam a pedra fundamental da nova sinagoga de Budapeste

Durante a cerimônia, o historiador Szilard Nemeth disse que "assim como outras partes do país, Csepel foi afetada pela perseguição dos judeus e pela Segunda Guerra Mundial. Segundo nossa informação, 960 pessoas de origem judaica foram deportadas de Csepel".

"Apenas 60 retornaram. Algumas ainda estão vivas hoje", acrescentou.

A cerimônia também foi assistida pelo cardeal Peter Biboros, pelo ministro da Defesa Csaba Hende e pelo embaixador israelense Ilan Mor.

Durante a Segunda Guerra, cerca de 450 mil judeus húngaros foram deportados e assassinados pelos nazistas. Somando-se o número de judeus mortos também na Hungria, o total estaria entre 550 mil e 600 mil mortos.


Endereço da página: