Folha de S. Paulo


Confira quais são os cinco melhores destinos para o cicloturismo

O caderno de Turismo da Folha conversou com quatro experts em bikes para descobrir quais são os melhores destinos para quem quiser fazer uma viagem que inclua roteiros de bicicleta.

Divulgação
Patagônia - Ciclistas pedalam em meio à natureza da região argentina
Ciclistas pedalam em meio à natureza da região argentina da Patagônia, uma das sugestões

A proposta foi a de mostrar os mais bonitos locais para conhecer sobre duas rodas fora o Deserto do Atacama, visitado –e aprovado– pela reportagem.

Guilherme Padilha, sócio da agência Auroraeco, Rodrigo Taddei e Adriana Kroehne, ambos proprietários da Bike Expedition, e José Antonio Ramalho, fotógrafo, escritor e cicloturista, foram os consultados.

A unanimidade foi a região da Toscana, na Itália. Leia nesta página sobre os top ciclodestinos e veja qual se encaixa melhor no seu perfil de viajante.

Holanda

Estradas planas levam a campos de flores típicas

Por ser plana, a Holanda só sai ganhando com o cicloturismo. É ideal para quem gosta de percorrer longas distâncias, pois a ausência de grandes subidas evita aquele cansaço rápido.

Nas estradas pouco movimentadas podem ser vistas as coloridas plantações de flores, como a tulipa, uma das atrações do país europeu. Igrejas antigas e castelos também são pontos que rendem belas lembranças.

Patagônia

Cordilheira dos Andes é cenário de caminho por região de lagos

O roteiro pelo norte da Patagônia, na Argentina, é oferecido apenas na primavera e no verão do hemisfério Sul, "mas é de cair o queixo", como afirma Guilherme Padilha, sócio da Auroraeco.

"Você pedala entre o azul dos lagos, o amarelo da paisagem e o branco do topo da cordilheira dos Andes. É uma sensação incrível."

Ou seja, uma vez em cima da bicicleta, o turista já entra em contato com a natureza. Pedala-se por diferentes paisagens, como estepes e florestas, sempre com a cordilheira ao fundo.

Nas estações mais quentes, a neve das montanhas está derretendo, e a água dos lagos é cristalina. Para observar, paradas para piquenique à beira dos lagos. "Dá para ver a pedrinha no fundo do lago", diz Adriana Kroehne, da Bike Expedition.

O roteiro organizado pela agência de Adriana inclui, além de bicicleta, rafting, trekking e cavalgadas.

E uma das opções de rota é descer uma montanha. A parte da subida fica por conta de um teleférico, que leva o viajante e sua bike. "É um destino muito bom para quem gosta de aventura", afirma Adriana.

Alemanha

Castelos de conto de fada estão na Rota Romântica

"A Alemanha é o paraíso do cicloturismo." A afirmação é do escritor e fotógrafo José Antonio Ramalho, que tem livros publicados sobre suas viagens em duas rodas.

Ele indica a Rota Romântica, que liga Füssen a Würzburg, com cerca de 350 km.

Entre as atrações estão as construções de Ludwig 2º (1845-1886), famoso por seus castelos de contos de fadas –o da Cinderela, nos EUA, é baseado em um de Ludwig.

Bike Expedition/Divulgação
Cidades pequenas são atração do passeio na Itália
Cidades pequenas são atração do passeio na Itália, unanimidade em passeios sobre duas rodas

Provence

Plantações de lavanda colorem trajeto ao ar livre

A França é outro destino entre os melhores para andar de bicicleta. Mais especificamente, Provence, no sul, onde os moradores respeitam o ciclista, que trazem lucro para as pequenas cidades.

Com a magrela, é possível admirar –sem pressa– as plantações de lavanda e os castelos da região.

"O clima e as estradas são perfeitos e há boas opções de hotel", diz Rodrigo Taddei, da Bike Expedition. "E ainda tem a culinária e os vinhos, que são maravilhosos."

Na opinião de Taddei, que já fez mais de 30 viagens com bicicleta, Provence é o melhor destino para pedalar.

Toscana

No caminho, pare para bebericar um bom vinho

É unânime. A Toscana, na Itália, é um ótimo local para quem quer conhecer um lugar sobre duas rodas.

"Há vinhos excelentes", diz Adriana Kroehne, sócia da Bike Expedition. "Além disso, a região possui várias estradinhas com pouco movimento, perfeitas para pedalar com calma."

No roteiro, visitar pelo menos uma vinícola é obrigatório. Uma das opções é fazer uma parada na região do Chianti e experimentar os ótimos vinhos dali.

A paisagem verde e as construções antigas surpreendem o cicloturista.


Endereço da página: