25/10/2011
-
23h00
História
Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?
Com essa pergunta, o Datafolha vem realizando, desde 1991, o mais importante levantamento de marca do país. Os dados fornecem um panorama da evolução das "brands" que circulam no mercado e ganha relevância no meio empresarial e de comunicação.
A pesquisa Folha Top of Mind foi a primeira do gênero a ser realizada com abrangência nacional e a tornar públicos os seus resultados. Antes, essas informações ficavam restritas às empresas que encomendavam esse tipo de estudo. Ser conhecida é a primeira condição para o sucesso da marca e saber o quanto ela é lembrada é informação que vale ouro. Isso serve como base para as "ações de branding", como são chamadas as estratégias de defesa do patrimônio da marca no jargão publicitário.
METODOLOGIA 2011
A pesquisa Datafolha para o prêmio Folha Top of Mind é um levantamento estatístico com sorteio aleatório dos entrevistados. A amostra total é de 5.209 brasileiros. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
O resultado da pesquisa possibilita a segmentação dos resultados por regiões do país, natureza do município (região metropolitana ou interior), variáveis sociodemográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal) e lembrança de marcas (top e awareness de determinadas categorias de produtos).
CATEGORIAS
No total, o prêmio Folha Top of Mind é constituído por 40 categorias e 5 categorias especiais, totalizando 45. Para 2011, elas são:
1. Adoçante |
21. Maionese |
2. Aparelho de Telefone Celular |
22. Margarina |
3. Aparelho de Barbear |
23. Notebook |
4. Aparelho de TV |
24. Operadoras de Celular |
5. Aspirador de Pó |
25. Operadoras de Internet Banda Larga |
6. Agência de viagem |
26. Pasta de Dente |
7. Banco |
27. Pilha |
8. Biscoito |
28. Plano de saúde |
9. Carro |
29. Pneu |
10. Cartão de crédito |
30. Poupança |
11. Cerveja |
31. Protetor Solar |
12. Chocolate |
32. Refrigerante |
13. Combustível |
33. Sabão em pó |
14. Desodorante |
34. Sabonete |
15. Fogão |
35. Seguro |
16. Fralda Descartável |
36. Shampoo |
17. Geladeira |
37. Sorvete |
18. Lavadora de Roupa |
38. Supermercado |
19. Leite |
39. Tinta de cabelo |
20. Loja de Móveis e Eletrodomésticos |
40. Tinta de Parede |
TOPS ESPECIAIS
Top do Top A marca mais lembrada pelo consumidor, independentemente da categoria.
Top Performance A marca que mais se destacou em relação ao último ano.
Top Meio Ambiente Marca mais lembrada por sua atuação na preservação do meio ambiente.
Top Feminino A marca mais lembrada pelas mulheres.
Top Masculino A marca mais lembrada pelos homens.
VEJA EDIÇÕES ANTERIORES DA FOLHA TOP OF MIND
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002