Folha de S. Paulo


Kibon, Omo e Volkswagen: campeãs nos 25 anos da Folha Top of Mind

Gabriel Cabral/Folhapress
As marcas campeãs - Kibon, Omo, Volkswagen são as únicas marcas que venceram em todas as categorias - Top Of Mind 2015 marcas campeãs
Jade Sugino, 4, brinca em cima de carro com sorvete e bolinhas de sabão

Três marcas venceram todas as edições da Folha Top of Mind em suas categorias desde que o Instituto Datafolha iniciou os levantamentos: Omo, Kibon e Volkswagen. Não foi fácil. Quantas empresas não tombaram nestes últimos 25 anos? Basta lembrar que, em 1991, a companhia de aviação mais citada era a Varig, que encerrou suas atividades em 2006.

"O produto é o que a empresa fabrica, o que o consumidor compra é a marca", diz Mauro Tavares no livro "A Força da Marca" (ed. Harbra). "Os produtos não podem falar por si: as marcas é que dão significado e falam por eles."

E são os significados intangíveis atribuídos às marcas que ajudam a entender por que as três campeãs continuaram no topo até em conjunturas difíceis. Omo enfatiza a segurança que dá aos clientes ("Porque se sujar faz bem"), a Kibon ressalta a felicidade associada ao sorvete ("Compartilhe Felicidade"), enquanto a Volkswagen aposta na confiabilidade de sua marca ("Das Auto").

Ora, "segurança", "felicidade" e "confiabilidade" são precisamente os sentimentos que as marcas devem suscitar em épocas de crise, como diz o professor Francisco Leite, da ECA-USP. "Em tempos difíceis, a publicidade tem como agenda expressar confiança e proximidade com o consumidor."

Mas o cenário econômico não foi o único obstáculo para as empresas. Cada uma delas teve seu desafio particular nestes 25 anos.

LEIA MAIS

A Unilever promoveu uma sutil reorientação de sua estratégia publicitária entre 2000 e 2003, substituindo a ênfase no poder de limpeza de Omo por uma abordagem mais voltada às preocupações da mulher moderna com a educação de seus filhos ("Porque se sujar faz bem").

O índice de Omo oscilou de 85%, em 1991, para 81%, em 2004. "Foi uma transição delicada", avalia Marina Espinosa Negri, doutora pela Unicamp.

LEIA MAIS

"Omo fez bem em se arriscar, pois se ajustou adequadamente às exigências do mercado de agora." Considerando todas as categorias pesquisadas nos últimos 25 anos, Omo foi a marca mais premiada, com 50 vitórias —neste ano, alcançou 83%.

Já a Volks teve de se reinventar para driblar a concorrência com o aumento das montadoras no país. "No começo, não havia a estrutura viária que temos hoje", diz Jorge Portugal, vice-presidente de vendas e marketing da empresa."Eram necessários carros robustos."

LEIA MAIS

Com a abertura do mercado, para atender a um consumidor mais globalizado, a marca passou a apresentar inovações antes só presentes em veículos de luxo.

A Kibon, que também pertence à Unilever, mudou hábitos. "Num país em que o sorvete era consumido esporadicamente, a empresa levou os clientes a colocarem o produto no dia a dia", analisa Natani Carolina Silveira, professora da FEA-USP.


Endereço da página:

Links no texto: