Folha de S. Paulo


Petrobras e Volkswagen estão na memória do público brasileiro

A alemã Volkswagen passou por um momento de transição entre 2013 e 2014. Ao mesmo tempo em que aposentava a Kombi, lançava o terceiro carro de passeio mais importante de sua história no Brasil: o diminuto Up!.

Após o empate técnico com a Fiat na edição passada da Folha Top of Mind, a VW volta ao topo da categoria Carro da pesquisa Datafolha. A marca obteve 30% das menções, com dois pontos a mais do que no ano anterior, enquanto sua principal concorrente teve 24%, perdendo dois pontos.

"Obter esse reconhecimento é uma boa notícia em um ano de forte retração do setor", afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Até agosto deste ano, houve queda de 18% na produção de veículos e de 8,62% nas vendas em relação aos primeiros oito meses de 2013, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Apesar de o ano ter rendido rugas e cabelos brancos aos executivos do setor, Schmall diz que anda mais relaxado. Após um começo difícil, o Up! começa a decolar em vendas, enquanto o Gol vê o Fiat Palio crescer no retrovisor.

Ainda assim, o avanço de mercado do grande rival não é suficiente para abalar a fama do compacto.

Novamente, o Gol, carro mais vendido da Volkswagen entre os modelos disponíveis no país, foi mencionado por 7% dos entrevistados da pesquisa.

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), até setembro de 2014 o Gol mantinha o posto de mais comercializado no acumulado do ano. São 134.929 emplacamentos desde janeiro, 6.164 a mais do que seu principal concorrente.

"A visibilidade alcançada mais uma vez pelo Gol, que é uma marca dentro da marca, nos deixa honrados", diz o presidente da VW. "O carro faz parte da vida dos brasileiros."

VÍDEO NARRA A DESPEDIDA DA KOMBI, DA VOLKSWAGEN:

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A empresa, em processo de renovação de modelos, lançou também neste ano a reestilização do seu carro Fox e a versão cabine dupla da picape Saveiro.

Para o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que começa nesta quinta (30) e segue até o dia 9 de novembro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, a VW preparou a apresentação do sedã médio Jetta, que chega repaginado e com novos acessórios de fábrica.

O modelo, atualmente importado do México, será montado em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) a partir de 2015.

"Acredito que o maior desafio, que fica evidente na pesquisa, é a manutenção da Volkswagen em destaque na mente dos brasileiros", continua Schmall.

"É uma demonstração clara da capacidade de inovação da empresa, aliada à sustentabilidade e à qualidade dos produtos e dos serviços", continua ele.

Enquanto a Volkswagen se destaca entre homens (34% dos entrevistados citaram a marca alemã), a Fiat empata nas menções femininas (26%).

PNEU

Além de ser campeã na categoria pelo 12º ano seguido, a Pirelli atingiu sua melhor marca na memória dos brasileiros: 46% das menções. Na região Nordeste, seu desempenho é ainda seis pontos acima da média nacional (52%), e atinge sua melhor marca entre os homens (59%), sendo ainda o Top Masculino desta edição.

Primeira multinacional do ramo a se instalar no país, em 1927, a Pirelli vende cerca de 50% dos pneus comercializados no país, de acordo com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

Os números de 2013 parecem aderentes: o setor fabricou 68,8 milhões de pneus de todos os tipos, volume 9,7% superior ao de 2012. Para este ano, a entidade prevê aumento de até 2,5% na produção de pneus.

Paolo Dal Pino, presidente-executivo da Pirelli para a América do Sul, acredita que a Fórmula 1 e as demais iniciativas de comunicação e de marketing, junto à força da própria rede, colaboraram para o sucesso da marca em 2014.

COMBUSTÍVEL

Mesma performance teve a Petrobras, que manteve a liderança na categoria pela 11ª vez consecutiva, com 26% das menções e um aumento de oito pontos percentuais em relação a 2013.

Com 14% das menções em 2014, a Shell subiu três pontos percentuais. A Ipiranga foi de 13% para 11%.

"O consumidor está cada vez mais informado e exigente quanto à qualidade dos produtos que coloca no tanque de seu veículo. E o portfólio da Petrobras busca superar essa expectativa", diz Luis Alves de Lima Filho, diretor da rede de postos de serviço.

A estatal apresenta alguns números da produção. Incluída a parcela operada para seus parceiros, ela atingiu, em julho, o recorde histórico mensal: 2,15 milhões de barris por dia.

O crescimento da produção decorreu, principalmente, do aumento do volume produzido pelas plataformas P-58, que começou a operar em março no Parque das Baleias, e P-62, que opera desde maio no campo de Roncador, ambos na Bacia de Campos (RJ).

De acordo com a estatal, novos sistemas de produção entraram em operação ao longo de 2014. A plataforma P-61, no campo de Papa-Terra (pós-sal de Campos), entregue no primeiro semestre, é um exemplo. Também serão instaladas, até o final deste ano, as plataformas flutuantes Cidade de Mangaratiba, no campo Lula, na área de Iracema Sul, e Cidade de Ilhabela, na área norte do campo de Sapinhoá, ambas no pré-sal da Bacia de Santos (SP).

ENTREGA DE ENCOMENDAS

Numa das estreias desta edição, Correios e Sedex (serviço da própria estatal) lideram a nova categoria.

"O Sedex virou sinônimo de entrega de encomendas. As pessoas não dizem 'vou enviar uma encomenda expressa'. Elas dizem: 'Vou mandar um Sedex'", diz Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente dos Correios.

O investimento em publicidade, segundo ele, é uma das principais ações para permanecer à frente. "Mantemos uma boa estratégia com campanhas publicitárias e patrocínios esportivos e socioculturais", diz Oliveira.

Entre as modalidades patrocinadas estão futsal, tênis, natação, nado sincronizado e handebol. Os Correios também serão patrocinadores dos Jogos Olímpicos de 2016.

A estatal obtém melhores índices entre os mais ricos (38%), os mais escolarizados (34%) e nas regiões Norte (36%) e Centro-Oeste (32%). Já o produto Sedex se destaca entre os mais jovens (30%), os mais escolarizados (34%) e nas regiões metropolitanas (28%).

Em 2014, os Correios lançaram uma logomarca como parte do seu processo de reposicionamento. O novo desenho preserva as setas e as cores amarelo e azul.

Segundo a CDA Branding e Design, agência responsável pela criação, o logotipo mantém o raciocínio construtivo, mas confere características contemporâneas.

A estatal também está investindo em novas atividades, como serviços postais financeiros, eletrônicos e de logística integrada.

Nenhuma outra concorrente obteve mais de 1% das menções e 37% não citaram nenhum serviço.

PROPAGANDA SOBRE ENTREGA DE ENCOMENDA SEDEX:

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Colaborou João Vieira


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