Folha de S. Paulo


Conheça a história do Folha Top of Mind

"Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?" Com essa pergunta, o Datafolha vem realizando, desde 1991, o mais importante levantamento de marca do país. Os dados fornecem um panorama da evolução das "brands" que circulam no mercado e ganha relevância no meio empresarial e de comunicação.

A pesquisa Folha Top of Mind foi a primeira do gênero a ser realizada com abrangência nacional e a tornar públicos os seus resultados. Antes, essas informações ficavam restritas às empresas que encomendavam esse tipo de estudo.

Ser conhecida é a primeira condição para o sucesso da marca e saber o quanto ela é lembrada é informação que vale ouro. Isso serve como base para as "ações de branding", como são chamadas as estratégias de defesa do patrimônio da marca no jargão publicitário.

METODOLOGIA 2013

A pesquisa Datafolha para o prêmio Folha Top of Mind é um levantamento estatístico com sorteio aleatório dos entrevistados.

A amostra total foi de 5.145 entrevistados. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem feitos cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O resultado da pesquisa possibilita a segmentação dos resultados por regiões do país, natureza do município (região metropolitana ou interior), variáveis sociodemográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal) e lembrança de marcas (top e awareness de determinadas categorias de produtos).

CATEGORIAS

Neste ano, a pesquisa incluiu seis novas categorias em relação à edição anterior. No total, o prêmio Folha Top of Mind é constituído por 42 categorias e 9 categorias especiais.

Para 2013, elas são:

TOP ESPECIAIS

Top do Top As marcas mais lembradas pelo consumidor, independentemente da categoria.

Top Região As marcas mais citadas em cada uma das regiões brasileiras, com quatro premiadas.

Top Performance As marcas que mais se destacaram em relação ao último ano.

Top Meio Ambiente As marcas mais mencionadas por sua atuação na preservação do meio ambiente.

Top Copa do Mundo As marcas mais lembradas quando se fala em Copa do Mundo.

Top Olimpíada As marcas mais citadas quando se fala na competição.

Top Tecnologia As marcas mais mencionadas quando o assunto é tecnologia.

Top Feminino As marcas mais lembradas pelas mulheres.

Top Masculino As marcas mais lembradas pelos homens.

TOP CATEGORIAS

Smartphone
Operadora de celular
Banda larga
TV por assinatura
Banco
Cartão de crédito
Plano de saúde
Seguro
Poupança
Companhia aérea
Agência de viagens
Top Alimentação
Pratos congelados
Carne
Leite
Maionese
Margarina
Adoçante
Sorvete
Talheres
Lojas de Móveis e Eletroeletrônicos
Sabão em pó
Tinta de Parede
Supermercado
Aparelho de TV
Notebook
Fogão
Geladeira
Máquina de lavar
Refrigerante
Cerveja
Top Higiene
Tintura de cabelo
Antisséptico bucal
Fralda descartável
Pasta de dente
Sabonete
Desodorante
Aparelho de barbear
Carro
Combustível
Pneu

VEJA EDIÇÕES ANTERIORES DA FOLHA TOP OF MIND

2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002


Endereço da página:

Links no texto: