Folha de S. Paulo


Pesquisa sobre marcas revela o imaginário do brasileiro de todas as regiões do país

Ter uma marca forte no mercado, desejada pelos consumidores e, por vezes, ser sinônimo do próprio produto que representa, é privilégio de poucos. Emplacar uma marca entre as campeãs da Folha Top of Mind é motivo de celebração há 23 anos por parte das maiores empresas e agências do país, pois significa caminho obrigatório para conseguir o tão almejado vínculo com o público-alvo.

A saúde das marcas extrapola a mera lembrança por parte de grandes parcelas da população e envolve também níveis de atratividade e de identificação. Mas é sempre pela lembrança que passa o significado das campanhas publicitárias, do planejamento de mídia e dos altos investimentos para atingir a fidelização.

O desenvolvimento da consciência dos consumidores nas últimas décadas associado à ascensão de camadas numerosas à aquisição de bens de consumo obriga aos desenvolvedores de marcas compreenderem de forma cada vez mais ampla as mudanças estruturais do país durante esse período.

Não basta assimilar o comportamento dos habitantes dos grandes conglomerados urbanos. Hoje são reconhecidamente também os moradores de pequenas e médias cidades do interior e das periferias dos grandes centros que contribuem para o sucesso de marcas e produtos.

Por isso, um dos fatores do reconhecimento da Folha Top of Mind é que, desde que foi lançada, em 1991, a pesquisa é realizada pelo Datafolha em todas as regiões do país, contemplando cidadãos de diversas classes, residentes em municípios de todos os portes. Seu histórico de resultados permite traçar a trajetória de lembrança das marcas por categoria de produto, em cada camada da população brasileira.

Análises segmentadas e associadas às ações de marketing e às transformações econômicas do país geram subsídios para a compreensão histórica dos ciclos e flutuações das principais categorias de marcas que povoam o imaginário dos brasileiros.

Por isso, tanto quanto a premiação das campeãs, também os resultados completos da pesquisa são aguardados com ansiedade pelos que pretendem aprimorar o planejamento das futuras marcas "top of mind" do Brasil.


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