Folha de S. Paulo


Entenda como é feita a pesquisa de marcas mais lembradas para o Top of Mind

Já faz 23 anos que o Datafolha sai às ruas para entrevistar pessoas de todas as regiões brasileiras, em 160 municípios. A pergunta inicial se mantém: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?".

A partir das respostas livres e espontâneas de 5.145 pessoas –divididas em duas amostras–, a pesquisa Folha Top of Mind detalha a preferência dos brasileiros em 54 categorias.

Na edição deste ano, cinco marcas empataram tecnicamente na principal categoria da pesquisa, o Top do Top. É a primeira vez que isso ocorre.

Depois da primeira questão, comum às duas amostras, as perguntas aos entrevistados das amostras A e B são feitas para cada categoria.

Por exemplo: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em Pneu? Fralda descartável? Seguro?" E assim por diante.

A edição 2013 traz ainda seis novas categorias em relação ao ano passado –duas delas, Top Região (com quatro premiadas) e companhia aérea, estão de volta à pesquisa.

As categorias inéditas de 2013 são Top Tecnologia, carne, pratos congelados, talheres. Em média, quatro quesitos são substi­tuídos a cada edição da pesquisa.

Além de apontar campeãs, a pesquisa mostra em detalhes como o brasileiro se relaciona com as marcas, além dos resultados de décadas de investimentos de empresas e agências.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

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