Folha de S. Paulo


Samsung e Claro foram as que tiveram maior aumento em relação a 2012

As marcas que tiveram o melhor desempenho de um ano para outro na pesquisa Folha Top of Mind estão relacionadas à categoria comunicação. Samsung, em smartphone, e Claro, em TV por assinatura, cresceram dez pontos percentuais cada uma em relação à pesquisa de 2012.

A empresa sul-coreana saiu de 15% para 25% das menções, enquanto a Claro passou de 6% para 16%.

O resultado reflete a importância que ambos os produtos e serviços têm hoje na vida do brasileiro e a estratégia de atuação. O percentual tornou a Samsung a marca mais lembrada quando se fala de smartphone, posto que já ocupava em 2012, quando a categoria estreou na pesquisa.

Seus lançamentos e a velocidade com que traz ao mercado novos produtos, além de uma agressiva campanha de marketing, podem explicar o apelo ao público. "O trabalho nas redes sociais é prioridade no marketing hoje", diz André Felippa, vice-presidente de marketing da Samsung para América Latina.

Para Maurício Morgado, professor da FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), a Samsung passa por uma fase na qual tudo está dando certo.

"O investimento em comunicação pesa quando se analisa a marca mais lembrada", diz Morgado.

Quando o assunto é a TV por assinatura, a líder é a Sky (com 39% das menções), mas ficou praticamente na mesma posição do ano passado. A Claro, que vem a seguir no ranking, subiu dez pontos percentuais.

Em atuação desde 2009, a Claro HDTV aposta na tecnologia HD (alta definição).

De acordo com o diretor executivo, Antonio João Filho, a companhia possui assinantes em 96% dos 5.565 municípios brasileiros.


Endereço da página:

Links no texto: