Folha de S. Paulo


Pirelli é a marca mais lembrada pelos homens e fraldas Pampers pelas mulheres

Pirelli e Pampers são as marcas que mais se destacaram entre o público masculino e feminino, respectivamente, na pesquisa deste ano. Os campeões são determinados pela comparação do percentual obtido pela marcas entre mulheres –ou homens, no caso do Top Masculino– com o percentual em todo o Brasil. Ganham as que têm maior diferença.

Para Gianfranco Sgro, diretor operacional geral da Pirelli para a América do Sul, o destaque da marca está ligado ao princípios com que a empresa trabalha, resumidos em esportividade, tecnologia e tradição.

Enquanto 84% dos homens se lembraram de alguma marca de pneu, o índice entre as mulheres é de 44%. No caso da Pirelli, 58% dos entrevistados mencionaram a marca, contra 29% das mulheres.

Para o professor de psicologia do consumo e neurociências aplicadas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Pedro Calabrez, a Pirelli consegue sintetizar os aspectos do carro que interessam aos homens. "A maneira como a mulher e o homem enxergam o carro é diferente. O homem tem uma tendência ao jogo e a se arriscar."

Entre as mulheres entrevistadas, 84% souberam citar uma marca de fraldas; dessas, 43% se lembraram da Pampers. Entre os entrevistados homens, o índice é de 61%, sendo que 31% da ala masculina mencionou a marca da P&G.

Para Daniela Khauaja, coordenadora acadêmica de pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o dado impressiona se for levado em conta que as brasileiras estão tendo menos filhos.

Projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgadas em agosto indicam que em 2013 a taxa de fecundidade será de 1,77 filho por mulher (em 2000, o número era de 2,3 filhos). "A Pampers acaba sendo uma das marcas mais lembradas pela presença emocional que exerce com as consumidoras."

O sucesso da marca pode ser observado na página do Facebook, que possui três milhões de fãs. Outra ferramenta virtual é o aplicativo que auxilia na organização do chá de bebê, que vem sendo chamado de chá de fraldas.

"Nossa estratégia de comunicação é focada em consistência e frequência. A gente sabe que o grupo de mães muda a cada três anos, então é como se você tivesse sempre que reconquistar uma consumidora", diz Poliana Sousa, diretora de marketing da Pampers.


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