Folha de S. Paulo


Samsung é a marca mais citada em estreia da categoria tecnologia

Com dispositivos móveis em mãos, os usuários podem estar permanentemente ligados às redes sociais, além de ler jornais, compartilhar fotos, acessar o banco ou chamar um táxi por meio de aplicativos. As ações se refletem na estreia da categoria Top Tecnologia, que traz a Samsung como líder do ranking.

Chama a atenção ainda o fato de a empresa sul-coreana ter 20% das menções, 14 pontos percentuais acima da empresa que vem a seguir, a também sul-coreana LG (6%). Nokia e Sony/Sony Ericsson ficaram cada uma com 5% e a Apple, com 4%.

Editoria de Arte/Folhapress

Para André Felippa, vice-presidente de marketing da Samsung para América Latina, a empresa consegue estar na lembrança do brasileiro porque tem maior velocidade e nível de inovação que seus concorrentes. "O consumidor está buscando a última tecnologia. O topo de linha do ano passado não é mais neste ano."

A lista de lançamento da empresa inclui a linha Galaxy S4 de smartphones, que rivaliza com o iPhone 5. A Samsung traz ainda entre seus produtos uma versão à prova d'água, o tablet Galaxy Note 8, além de smart TVs, que podem ser controladas por movimento.

De acordo com Felippa, a Samsung olha para o mercado local. Exemplos disso são as TVs com função futebol, cujo controle remoto permite que o telespectador faça o replay de uma jogada. "A Samsung gastou em 2012 mais de US$ 10 bilhões com pesquisas e desenvolvimento de tecnologia no mundo. No Brasil, temos duas fábricas e um centro de desenvolvimento", afirma.

A cultuada Apple não ocupa as primeiras posições. A explicação de especialistas tem a ver com o fato de a empresa ser muito seletiva no Brasil, o que influencia na sua presença no mercado e, consequentemente, na sua lembrança. "Se comparada com as outras, a Samsung é mais forte porque lança mais, desenvolve mais, comunica mais", diz Rodolfo Araújo, diretor de conhecimento e inovação da Edelman Significa.


Endereço da página:

Links no texto: