Folha de S. Paulo


Nike e Olympikus são as marcas mais associadas a eventos esportivos

Desde que as categorias Copa do Mundo e Olimpíada foram incluídas na pesquisa Folha Top of Mind, no ano passado, a Nike é a mais lembrada pelos entrevistados em ambas. No quesito Olimpíada, divide a primeira posição com Olympikus.

Nike foi citada por 14% dos entrevistados quando o assunto é Copa. No ano passado, o índice foi de 13%. Em segundo lugar está a Coca-Cola, que saltou de 6% para 11%. Com o resultado, as duas empatariam tecnicamente, mas a Nike venceu no "awareness" (critério de desempate). Recebeu 21% de citações ante 15% da Coca-Cola.

"A Nike veste a seleção brasileira desde 1996, mas antes já fazia parcerias com jogadores", afirma Henry Rabello, vice-presidente de marketing da Nike do Brasil.

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

Para o professor Francisco Saraiva, da FGV-Eaesp (Escola de Admi­nistração da Fundação Getulio Vargas), ter o nome ligado a eventos esportivos reforça valores e significados que fazem com que a marca se diferencie. "O patrocínio da seleção brasileira gera uma conexão emocional."

A três anos dos Jogos do Rio, Olympikus e Nike dividem o pódio na categoria Olimpía­da, com 15% e 14% das menções, res­pec­tivamente.

"Somos a maior marca esportiva do Brasil e, desde o nosso nascimento, sempre apoiamos e investimos muito forte no esporte", afirma Pedro Bartelle, diretor de marketing do grupo Vulcabras/Azaleia, dono da marca Olympikus.


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