Folha de S. Paulo


Tramontina vence em categoria nova; Extra e Carrefour voltam a empatar em supermercado

Na nova categoria talheres, Tramon­tina é campeã com a lembrança de 49% dos entrevistados. Praticamente a outra metade da amostra –46% dos ouvidos pelo Datafolha– não citou nenhuma marca. O restante se dividiu entre o material Inox (2%), Hercules e Mundial (com 1% cada uma, sendo que a marca Hercules pertence à Mundial).

Desde 2012, a Tramontina aposta no posicionamento batizado de "O Prazer de Fazer Bonito", que reforça a qualidade na produção de talheres e outros itens, como pias e ferramentas. "Apostamos essencialmente na matéria-prima de primeira linha aliada a equipamentos de alta tecnologia, pois acreditamos que o produto final convence e conquista o consumidor", afirma o presidente da empresa, Clovis Tramontina.

Para atingir um público maior com ações publicitárias, a marca alia o investimento em mídia à presença em redes sociais.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

LOJA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

Casas Bahia, marca mais lembrada quando se fala em lojas de móveis e eletrodomésticos desde que a categoria começou a fazer parte da pesquisa, em 2006, está atenta às alterações do perfil de seu público.

"Trabalhamos com o mesmo consumidor, que também vem subindo de classe social", afirma Flavia Altheman, diretora de marketing e inteligência de mercado da holding Viavarejo, responsável pela marca.

Casas Bahia se destacou na região Sudeste –que rendeu também o prêmio Top Região–, nas áreas metropolitanas e entre os mais ricos, embora a marca ainda se posicione para atingir as classes populares. "O comportamento do consumidor vem mudando e olhamos para o que ele busca e precisa", diz a diretora.

Na pesquisa deste ano, 28% dos entrevistados citaram Casas Bahia como a primeira marca que vem à cabeça. Magazine Luiza e Ricardo Eletro vêm em seguida, com 5% das menções cada um.

Embora continue investindo em mídia –R$ 1,5 bilhão em publicidade de janeiro a junho deste ano, segundo o Ibope Monitor–, a rede perdeu o posto de líder para a Unilever, fabricante de Omo, que elevou a verba para publicidade em mais de 50%, gastando R$ 2,2 bilhões nos seis primeiros meses do ano contra R$ 1,4 bilhão no mesmo período do ano passado.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

SABÃO EM PÓ

Destaque também nas categorias Top do Top e Top Higiene, Omo é o sabão em pó mais lembrado pelos entrevistados. A marca é líder abso­luta desde 1991 e neste ano teve 82% das menções.

Para a gerente de marketing da Omo, Paula Lopes, o motivo de a marca estar tão bem na pesquisa é a ligação com o consumidor.

"Acho que conseguimos criar um vínculo verdadeiro e identificar o que a consumidora precisa", diz Paula.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

Ainda de acordo com a ela, outro fator que mantém a marca no topo é o pioneirismo em criar produtos para diferentes demandas familiares. "Hoje existem inúmeros tamanhos de sabão em pó ou líquido na gôndola. Esse é um movimento que Omo lidera: fomos os primeiros a trazer variação de embalagens e a opção de sabão líquido", afirma.

Na internet, a marca apostou na contratação de Julie, 4, que fez sucesso com um vídeo tutorial de maquiagem no YouTube. Nas imagens para Omo, além das peripécias habituais, ela e a mãe reforçam o conceito da marca de que se sujar faz bem.

Em agosto deste ano, foi criada a campanha Eu te Omo!, que surgiu de um comentário de uma consumidora no Facebook. No vídeo, uma máquina de lavar se apaixona pelo sabão em pó. "Serviu para a gente deixar clara a nossa parceria com a Whirlpool, responsável por Brastemp e Consul. É um filme com um tom mais bem-humorado, veiculado na plataforma digital, na qual temos investido muito", afirma Paula.

TINTA DE PAREDE

O investimento em ações digitais também faz parte da estratégia da Suvinil, que pela quinta vez foi destaque na categoria tinta de parede. A marca foi citada por 36% dos entrevistados, o mesmo índice que registrou no ano passado. A categoria faz parte da pesquisa Folha Top of Mind desde 2009.

Na segunda posição está a Coral, com 17% das menções. Na sequência aparecem Lukscolor e Renner, com 3% das citações cada uma.

A marca passou por reformulação de imagem e posicionamento em 2013, além de adotar abordagem cujo conceito é focado em decoração, destinado a mulheres e especialistas, como arquitetos e decoradores.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

Um caso de destaque foi a ação feita pela agência NBS em parceria com a gravadora Som Livre e o cantor Luan Santana. A campanha envolve o lançamento da canção "O Amor Coloriu", que narra a história romântica do cantor com a namorada real, Jade. Ele vivia em um mundo "cinza e frio, até que o amor coloriu".

Segundo a empresa, a canção se espalhou pela internet e aumentou em 70% os acessos do site. "A música vai também para o virtual", afirma a diretora de marketing de Suvinil, Daniela Tavares.

Para o professor de psicologia do consumo e neurociência aplicada da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Pedro Calabrez, o desafio é fazer com que a publicidade não se se torne um "ruído branco", no qual as pessoas não prestam atenção. "Criar formas de comunicação eficientes tem se tornado cada vez mais difícil e mais caro. A internet brilha aos olhos porque permite outras formas de comunicação, mais baratas."

SUPERMERCADO

É possível se envolver com o consumidor fora das redes sociais.

O Extra creditou parte da conquista no Folha Top of Mind de 2011 à ação que envolveu seus consumidores, convidando-os a enviar vídeos e fotos de momentos felizes que passaram com as suas famílias. Neste ano, após liderar a categoria em 2012, a marca volta a dividir o topo com Carrefour, com quem empatou em 2001, 2004 e de 2009 a 2011.

Extra foi citado por 8% dos entrevistados e Carrefour obteve 5% das menções. Mesmo considerando o "awareness", ainda há empate técnico –Extra teve 18% no índice utilizado para desempate e Carrefour, 17%.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

Esse empate ocorre quando mar­cas têm diferença inferior a quatro pontos percentuais. Se o percentual atingido pela marca for ao menos quatro pontos de diferença acima da concorrente, ela vence sozinha. Para tentar isolar um vencedor, é feita a segunda pergunta: "Além da marca que você citou, de quais outras marcas de supermercado você se lembra?".

Extra e Carrefour apostaram nos clientes para chamar a atenção. "A marca Extra, presente em hiper e supermercados, drogarias, postos de combustível, minimercados e na internet, possui comunicação que permite conexão profunda aos seus consumidores por meio de um elemento comum: a família", diz o gerente de marketing do Extra, Damiano Sanna.

Da mesma maneira, o Carrefour tenta engajar clientes por meio de publicidade com foco na família. "Toda a comunicação tem a identificação do consumidor a partir da sua valorização como personagem principal, colocando-o como realizador de desejos a partir da economia obtida ao escolher o Carrefour", diz a empresa.

Para Fábio Mariano, professor de comportamento do consumidor da ESPM, a tendência é a prática de um "varejo democrático", em que as marcas deixam de comunicar para apenas um tipo de público ou classe social. "Quando uma marca faz isso, ela se qualifica."


Endereço da página:

Links no texto: