Folha de S. Paulo


CVC é a agência de viagens mais lembrada

Com lojas instaladas em hipermercados, postos de combustíveis e até dentro do metrô de São Paulo, a CVC aparece pelo segundo ano como a marca mais lembrada pelos brasileiros quando se fala em agência de viagens. Na categoria, 11% dos entrevistados citaram a empresa.

Editoria de Arte/Folhapress

Em 2011, quando o serviço passou a fazer parte do Folha Top of Mind, a companhia estreou com 12% das respostas.

"É natural que ela ocupe um espaço na mente do público. É a maior agência de turismo do Brasil, tem inúmeros pontos de venda pelo país e está presente na mídia", diz a coordenadora do curso de "branding" da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas), Berenice Ring.

Hoje são 736 lojas espalhadas por todos os Estados brasileiros –34 próprias e 702 franquias.

Para o diretor de marketing da CVC, André Ribeiro Turquetto, o desempenho na pesquisa é resultado do cuidado da agência com o cliente e da adequação que busca ao falar com cada público. "A CVC é muito grande, então nós tornamos as ferramentas de publicidade mais regionais, respeitando as características de cada local", diz.

A Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) calcula que o Brasil tenha hoje 12 mil agências. De acordo com o vice-presidente da associação, Leonel Rossi, 90% delas são empresas de pequeno e médio porte.

Nesse mercado, um terço do total é responsável por 80% da movimentação econômica do setor –foram gerados R$ 15 bilhões em 2011, nas contas da Abav.

A predominância de agências que atuam na esfera estadual ou municipal, e de empresas de menor porte –que acabam investindo menos em publicidade–, ajuda a explicar o elevado número de pessoas que não responderam ou não conseguiram se lembrar de uma marca: 47% dos entrevistados, ante 50% no ano passado.

Divulgação
Campanha que apresentou o novo slogan da CVC
Campanha que apresentou o novo slogan da CVC

O desconhecimento prevalece entre as classes D e E (57%), menos escolarizados (56%) e com mais de 60 anos (62%).

A CVC, por outro lado, obteve os melhores resultados nas classes mais altas (21%), entre os mais ricos (25%) e entre os mais escolarizados (27%). A marca prevaleceu também nas regiões metropolitanas (16%) e na região Sudeste (17%).

Em maio, mês de seu aniversário de 40 anos, a CVC fez uma mudança na estratégia de comunicação. O complemento de marca foi alterado de "onde os sonhos viram conquistas" para "tudo por uma boa viagem". A nova mensagem, conta Torquetto, sublinha a característica principal da empresa: cuidar de cada detalhe para garantir a satisfação do cliente.

Já o slogan antigo refletia a trajetória da CVC em suas quatro décadas de vida. "A empresa se confunde com a história recente do turismo no Brasil. Ela fez a viagem caber no bolso do brasileiro", afirma o diretor.

Em 2011, a empresa embarcou 2,9 milhões de pessoas em viagens nacionais e internacionais feitas em cruzeiros, aviões ou por terra.

Divulgação
Turistas em um dos primeiros voos fretados pela CVC, nos anos 1980
Turistas em um dos primeiros voos fretados pela CVC, nos anos 1980

Em segundo lugar, TAM e Gol aparecem tecnicamente empatadas com 6% e 4% das respostas, respectivamente. No ano passado, ambas obtiveram 6% das menções.

Das três primeiras marcas, só a CVC é, de fato, uma agência de viagem. No caso da TAM, a companhia aérea tem uma marca específica para o segmento, a TAM Viagens, que não chegou a ser citada pelos participantes da pesquisa.

Sobre a TAM e TAM Viagens, Berenice Ring, da FGV, acredita que falta diferenciação entre elas. "Nos anúncios de ambas aparecem as mesmas cores, a mesma programação visual, uma linguagem similar. Isso induz nossa mente a entender que se trata de uma coisa só." Em casos como esse, uma mudança na tipologia ou nas cores já ajuda na distinção, diz ela.

Augusto Bartolomei/Estúdio Bê

Endereço da página:

Links no texto: