Folha de S. Paulo


Samsung e Suvinil são as que mais cresceram em relação ao ano passado

Duas marcas deram juntas o maior salto do Folha Top of Mind em 2012. Samsung e Suvinil venceram a Top Performance, categoria que destaca a maior arrancada na pesquisa Datafolha na comparação com o ano anterior.

No quesito notebook, a sul-coreana passou de 5% de lembrança em 2011 para 10% neste ano.

Natura e Ypê dividem liderança entre empresas com engajamento ambiental
Estampada no uniforme da seleção, Nike é a mais lembrada
Nike e Olympikus dividem a medalha

Já na categoria tinta, a Suvinil pulou de 31% para 36%. Mesmo com atuação em mercados diferentes, ambas tiveram lançamentos fortes em 2012 e investiram pesado em divulgação.

A Samsung, por exemplo, patrocinou os Jogos Olímpicos de Londres e o festival de música Sónar SP. No próximo ano, já está garantida como patrocinadora da Copa Libertadores 2013 e das eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul.

Também ganhou visibilidade com lançamentos como o smartphone Galaxy S 3, nas lojas desde maio. De lá para cá, já foram vendidos mais de 20 milhões de aparelhos no mundo.

"A Samsung é hoje a maior empresa de eletroeletrônicos do mundo e o Brasil é chave para essa conquista, o que direciona ainda mais os investimentos e a atenção da companhia", diz Silvio Stagni, vice-presidente de marketing e vendas da Samsung no Brasil.

A Samsung Electronics alcançou lucro global de US$ 7,3 bilhões (R$ 14,76 bilhões) no terceiro trimestre deste ano.

O país também está forte em tinta de parede. Já é quinto maior mercado mundial do setor, perdendo apenas para Estados Unidos, China, Índia e Alemanha.

"Quando perguntamos ao consumidor o que ele usa para decorar a casa, mais de 80% fala tinta em primeiro lugar", diz Eugênio Luporini Neto, vice-presidente de tintas imobiliárias e repintura automotiva para a América do Sul da BASF, dona da Suvinil.

A empresa credita o salto na lembrança dos brasileiros aos investimentos de R$ 180 milhões em publicidade. Em 2012, a principal campanha estrelou o casal de atores Grazi Massafera e Cauã Reymond com direção de Fernando Meirelles.

Outro fator é a inovação, diz a empresa: eles lançam, em média, seis produtos por ano. Alguns dos mais recentes são Suvinil Acrílico AntiBactéria, com duração de dois anos, e Suvinil Banheiros e Cozinhas, para pintar áreas úmidas.

Ilustração Fernando Volken Togni

Endereço da página:

Links no texto: