Folha de S. Paulo


Publicitário cria ilustração para os 21 anos da Top of Mind

Erh Ray/
Ilustração do publicitário Ehr Ray feita em homenagem aos 21 anos da Top of Mind 2011
Ilustração do publicitário Erh Ray feita em homenagem aos 21 anos da Top of Mind 2011

Quem perdeu na TV pode resgatar no YouTube. Panda, elefante, leão, vaca e outros bichinhos, todos fofinhos e bem serelepes, apareciam fazendo estripulias e terminavam o comercial saboreando um copo de leite. Fantasiadas com macacões de pelúcia que imitavam os animais, aquelas crianças conquistaram o público no final dos anos 1990, numa das campanhas mais marcantes da história da publicidade brasileira.

Acesse a página especial da Folha Top of Mind
BorghiErh/Lowe cuida das campanhas da Caixa; assista ao vídeo
Entenda como é feita a pesquisa, que completa 21 anos
Top do top: Coca-Cola e Omo são as mais lembradas pelos brasileiros

"Mamíferos", da Parmalat, tem como um de seus criadores o chinês naturalizado brasileiro Erh Ray. Nascido em Taiwan, o menino migrou com a família para Porto Alegre (RS) aos sete anos de idade. Foi na capital gaúcha que decidiu: seria publicitário.

Na metade dos anos 1990, veio para São Paulo trabalhar na então DM9 -hoje, DM9DDB. Com José Borghi, seu companheiro de dupla na época da DM9, criou, no final de 2002, a
BorghiErh Inteligência Criativa.

Quatro anos depois, por ocasião da fusão da BorghiErh com a inglesa Lowe, assumiu a presidência da agência, dividindo-a com Borghi.

Considerado um dos principais diretores de arte da propaganda, ele representou o Brasil pela segunda vez como jurado do Festival de Cannes deste ano. Naquele festival, a agência ganhou o Leão de Prata, em 2010, na categoria filme, único do Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: