Folha de S. Paulo


São Paulo recebe maior evento hacker da América Latina neste sábado

Helena Yoshioka/Divulgação
Edição de 2016 do Roadsec São Paulo, maior evento hacker da América Latina
Edição de 2016 do Roadsec São Paulo, maior evento hacker da América Latina

A cidade de São Paulo recebe neste final de semana o Roadsec, maior festival de cultura hacker da América Latina.

O evento, que começa às 11h30 deste sábado (11), terá atividades divididas em cinco áreas: segurança, hacking, tecnologia, comunidades e carreira.

A feira é itinerante e já passou por 17 capitais brasileiras neste ano. Até agora, mais de 15 mil pessoas participaram do Roadsec, de acordo com os organizadores. Em São Paulo, que recebe o evento pela quarta vez, a expectativa é que o público ultrapasse 5.000 participantes, que foi o número registrado no ano passado.

Entre os palestrantes estarão nomes conhecidos na segurança da informação. Um deles é o americano John Draper, conhecido como "Capitão Crunch". Ele ficou famoso no meio hacker por ter conseguido se conectar a satélites da AT&T (operadora de telefonia americana) para fazer ligações gratuitas no início dos anos 1970, usando como ferramenta apenas um apito que vinha de brinde em uma caixa de cereal.

O Roadsec terá shows das bandas brasileiras Raimundos e Matanza e apresentações de artistas de nerdcore –espécie de hip hop hacker–, com os americanos Dual Core e YTCracker.

COMPETIÇÃO

O Roadsec de São Paulo será palco da final do campeonato brasileiro de "Hackaflag", jogo em que especialistas, em grupos ou individualmente, precisam hackear diferentes sistemas para conseguir informações e ganhar pontos. Os alvos são sistemas criados justamente para serem usados na competição, e não computadores "do mundo real".

O campeonato será transmitido ao vivo pela internet, na plataforma Twitch.

Helena Yoshioka/Divulgação
Palestra durante a edição de 2016 do Roadsec em São Paulo
Palestra durante a edição de 2016 do Roadsec em São Paulo

EMPREGO

Um espaço será destinado para que grandes empresas, como Itaú e Soluti (empresa especializada em certificação digital), recrutem novos profissionais. Segundo a organização, 50 jovens talentos podem ser contratados no evento.

Os próprios jogos do festival podem servir de vitrine para os profissionais. Na edição de 2016 do evento, por exemplo, o campeão do "Hackaflag" foi contratado pela Soluti.

SERVIÇO
O QUÊ? – Roadsec São Paulo
QUANDO? – Das 11h30 de sábado (11) às 5h de domingo (12)
ONDE? – Audio - Av. Francisco Matarazzo, 694, Barra Funda - São Paulo
COMO CHEGAR? – Próximo ao terminal Barra Funda
ESTACIONAMENTO? – R$ 30, ao lado do local do evento
INGRESSOS? – A partir de R$ 120 - segundo lote, em eventbrite.com


Endereço da página: