Folha de S. Paulo


Elon Musk diz que Mark Zuckerberg é ingênuo sobre robôs assassinos

Bret Hartman / TED
Elon Musk em conferência em Vancouver
Elon Musk em conferência em Vancouver

O presidente-executivo da Tesla Elon Musk insultou o rival Mark Zuckerberg nesta terça-feira (25), em um debate entre dois influenciadores da tecnologia sobre se os robôs se tornarão inteligentes o suficiente para matar seus criadores humanos.

"Sua compreensão do assunto é limitada", disse Musk no Twitter ao fundador do Facebook, cujo algoritmo e outras tecnologias revolucionaram as redes sociais e conquistaram mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.

Anteriormente, Zuckerberg havia sido questionado sobre os pontos de vista de Musk sobre os perigos representados por robôs. Em sua resposta, Zuckerberg refutou a ideia de "negadores", cujos "cenários apocalípticos" são "irresponsáveis."

Zuckerberg e Musk, que também é presidente-executivo da empresa de foguetes espaciais SpaceX, têm debatido à distância nos últimos dias sobre os perigos da inteligência artificial (IA).

Os dois discordam sobre a necessidade de uma regulamentação governamental mais rígida para a tecnologia.

Musk disse em uma reunião de governadores norte-americanos este mês que os potenciais perigos da IA não são tão imaginários e que eles deveriam regulamentar a inteligência artificial.

"Eu continuo soando o alarme, mas até que as pessoas vejam robôs na rua matando pessoas, eles não sabem como reagir, porque parece tão etéreo", disse Musk, de acordo com um vídeo do evento. "IA é um risco fundamental para a existência da civilização humana".

No domingo, Zuckerberg fez uma transmissão de vídeo ao vivo pelo Facebook para responder a perguntas de usuários quando alguém pediu para que ele ponderasse sobre os comentários de Musk.

"Estou realmente otimista", respondeu, "e (não entendo) as pessoas negadoras que tentam pintar esses cenários apocalípticos".

"É realmente negativo e, de certa forma, acho que é bastante irresponsável."

O presidente-executivo do Facebook disse que a inteligência artificial poderia resultar em melhores diagnósticos de doenças e na eliminação de destroços de carros, por exemplo, e que não via com "boa consciência" as pessoas que poderiam querer retardar o desenvolvimento da IA através de regulamentação.


Endereço da página: