Folha de S. Paulo


Facebook vai usar sistema para impedir 'vingança pornô'

Rainier Ehrhardt/AFP
FOREST CITY, NC - APRIL 19: A collage of profile pictures makes up a wall in the break room at the new Facebook Data Center on April 19, 2012 in Forest City, North Carolina. The company began construction on the facility in November 2010 and went live today, serving the 845 million Facebook users worldwide. Rainier Ehrhardt/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Facebook vai usar sistema para impedir 'vingança pornô'

O Facebook está adicionando ferramentas ao seu serviço para tornar mais fácil para os usuários denunciarem atos de "vingança pornô" e para automaticamente impedir que as imagens sejam compartilhadas de novo assim que forem identificadas, afirmou a rede social nesta quarta-feira (5).

A "vingança pornô" se refere ao compartilhamento de imagens sexualmente explícitas sem o consentimento das pessoas mostradas nas fotos como forma de promover extorsão ou humilhá-las. A prática afeta principalmente mulheres, que algumas vezes são alvo de ex-parceiros.

O Facebook foi processado nos Estados Unidos e em outros lugares por pessoas que afirmam que a empresa deveria ter feito mais para impedir a prática. A companhia deixou claro em 2015 que imagens "compartilhadas como vingança" são proibidas e os usuários têm há tempos recursos para fazer denúncias sobre imagens que violem os termos da rede social.

A partir desta quarta, usuários do Facebook verão uma opção para denunciar especificamente a prática de vingança pornô.

A companhia também afirmou que está lançando um processo automático para impedir a repetição do compartilhamento de imagens denunciadas. Um software de análise de imagens vai manter as fotos fora da rede social, bem como do serviço de fotos Instagram e do comunicador Messenger.

Os usuários que compartilharem imagens de vingança pornográfica poderão ter suas contas suspensas na rede social, afirmou a companhia.


Endereço da página: