A tecnologia que permite fazer pagamentos dentro do chat do Facebook, tendência no varejo mundial desde a metade do ano passado, chegou ao mercado brasileiro.
O e-commerce Shop Fácil.com, do Grupo Bradesco, anunciou o primeiro chatbot (robô de chat) brasileiro para compras no Messenger, aplicativo da rede de Mark Zuckenberg.
"Conversando" com o robô, é possível escolher o produto e realizar o pagamento dentro do próprio chat, com um cartão da bandeira Visa, sem uso de links externos ou autenticação, bastando ter cadastro no site da loja.
O chatbot é uma grande aposta do varejo on-line para baratear e customizar o atendimento ao cliente via internet. Usando de inteligência artifical e linguagem natural, o robô é capaz de aprender com as interações que tem com o usuário, desenvolver novas rotinas e aumentar vocabulário.
O bot da Shop Fácil oferece opções de "atendentes", com diferentes perfis e linguagens, que busca o produto na loja e consulta o cadastro do cliente para, em poucos cliques, concluir a compra. A autenticação é feita pelo usuário inserindo o número de segurança do cartão.
Segundo a empresa, foram mais de 117 mil interações com o robô desde que o produto foi lançado, em fevereiro. A expectativa é dobrar as vendas da empresa com a implementação.