Folha de S. Paulo


Nokia confirma volta do celular 'tijolão' 17 anos após lançamento

Nokia
celulares NokiaFoto: Nokia
Nokia relança celular que vendeu 120 milhões de unidades

A Nokia chegou a fazer suspense por algumas semanas, mas após uma grande pressão dos fãs nas redes sociais decidiu relançar o famoso telefone 3310, conhecido no Brasil como "tijolão". O aparelho foi anunciado quase 17 anos depois de sua estreia no mercado.

Muitos consideram o aparelho original icônico por causa de sua popularidade e robustez. Mais de 126 milhões de unidades desse modelo foram produzidas antes que ele fosse aposentado, em 2005.

A versão renovada será vendida sob licença da start-up finlandesa HMD Global, que já distribuiu outros modelos de smartphones Android da marca Nokia.

Um especialista ouvido pela BBC disse que essa foi uma "maneira fantástica" de relançar a marca de telefone da Nokia.

"O 3310 foi o primeiro celular a ser produzido em massa e há uma enorme nostalgia e carinho das pessoas por ele", comentou Ben Wood da consultoria de tecnologia CCS Insight.

Reprodução BBC
celulares Nokia
A nova versão do telefone Nokia 3310 e o modelo antigo da companhia

O anúncio foi feito antes do início do congresso de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona. LG, Huawei e Lenovo estão entre outras empresas que também revelaram novos aparelhos.

"Se a HMD tivesse anunciado apenas dispositivos Android (no congresso), eles teriam apenas um pequeno espaço na imprensa. Então, o 3310 é um movimento muito inteligente e esperamos que ocorram vendas em volumes significativos", afirmou Wood.

A Nokia já não faz mais telefones, mas fabrica equipamentos de telecomunicações, como câmeras de realidade virtual e kits de saúde com a marca Withings.

VIDA LONGA

O novo 3310 é um "telefone funcional" em vez de um smartphone, uma vez que fornece apenas recursos limitados de internet.

Ele depende da conectividade 2.5G –que tem velocidades de transmissão de dados mais lenta do que 3G ou 4G– e é alimentado pelo sistema operacional S30+, que permite a navegação na web, mas tem uma gama muito menor de aplicativos do que um Android ou iOS. Sua única câmera também é restrita a 2 megapixels.

No entanto, a sua vantagem sobre os aparelhos mais poderosos é a vida útil de sua bateria. A fabricante diz que a carga do telefone com tela colorida pode durar até um mês em espera ou mais de 22 horas de conversação.

JOGO DA COBRINHA

Ele também vem pré-instalado com a versão moderna do clássico jogo da cobrinha, que o tornou popular. Seu preço de lançamento é de US$ 51,75 ou cerca de R$ 160.

"É quase como uma desintoxicação digital ou um telefone de férias", afirmou o diretor executivo da HMD, Arto Nummela, à BBC.

"Se você quiser se desligar numa determinada extensão, mas você ainda precisa de uma linha (móvel), essa é uma solução brilhante. Por que você não compra isso como um doce? Se você vê isso pendurado na prateleira no check-out em um pacote, então você pode comprá-lo apenas como um acessório", sugeriu.

Nokia
celulares NokiaFoto: Nokia
Lançamentos da Nokia na feita MWC, em Barcelona

Endereço da página: