Folha de S. Paulo


Fogo em iPhone 6 na China foi causado por fator externo, diz Apple

A Apple afirmou que fatores externos foram a causa provável para fogo em baterias de iPhone 6 informado em um boletim de proteção de consumidores da China publicado pela mídia estatal do país nesta semana.

O Conselho de Consumidores de Xangai publicou um boletim detalhando casos de oito baterias de iPhone 6 que pegaram fogo. O órgão também detalhou casos de iPhone 6 desligando antes de a bateria ter se esgotado, aparelhos que ficaram de fora de um recall global do modelo anunciado pela Apple em 20 de novembro para resolver o problema.

Veículos estatais de mídia que publicaram o boletim do órgão de Xangai exibiram dezenas de milhares de comentários em mídias sociais.

"As unidades que analisamos até agora mostraram claramente que danos físicos externos ocorreram neles o que levou ao evento térmico", disse uma porta-voz da Apple em mensagem enviada à Reuters no final da terça-feira. Ela afirmou ainda que a Apple está ampliando a análise sobre o problema do desligamento dos aparelhos.

A Apple tem visto queda de vendas na China nos últimos três trimestres. A empresa espera uma recuperação no primeiro trimestre de 2017 com a ajuda do iPhone 7.

GALAXY NOTE 7

Rival da Apple, a Samsung enfrentou uma crise com o modelo Galaxy Note 7, depois de vários incidentes de usuários que denunciaram explosões da bateria. A empresa foi obrigada a fazer um recall de 2,5 milhões de unidades do aparelho e suspendeu a produção do dispositivo.

O fiasco provocou uma queda gigantesca nos resultados da divisão mobile, que registrou uma baixa de 98% no lucro no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, para 100 bilhões de wons.

O impacto do escândalo das baterias explosivas no valor da marca da empresa ainda não pode ser mensurado, mas a Samsung já advertiu que nos próximos dois trimestres pode registrar uma queda de US$ 3 bilhões no lucro.


Endereço da página:

Links no texto: