Folha de S. Paulo


Aplicativo indiano é suspeito de 'ouvir' usuário para uso em propaganda

Quanto mais informações sobre o usuário um software tiver, mais afinada será sua mira para mostrar uma propaganda direcionada.

Essa busca começa a incluir não apenas o que se faz on-line como também o que se ouve off-line.

O aplicativo indiano Silverpush, por exemplo, usa o microfone para captar sons embutidos em propagandas na TV e computador inaudíveis para o ser humano.

Com isso, consegue mapear se o anúncio está sendo assistido, quem ele está atingindo, mostrar conteúdo relacionado ao usuário em outros aparelhos e medir o desempenho da campanha.

A Folha entrou em contato com o Silverpush, mas não obteve retorno.

O Facebook também esteve sob suspeita de bisbilhotar conversas alheias pelo microfone do celular para selecionar suas propagandas.

O rumor teve origem em uma entrevista com a professora Kelli Burns, da Universidade do Sul da Flórida (EUA), a um canal de TV americano.

Contatada pela reportagem, a pesquisadora afirma que foi mal interpretada. Em um post em seu blog, ela diz que não pode negar nem afirmar que a empresa "ouça" usuários, mas que, desde que o boato se espalhou, recebeu relatos "algo assustadores" de pessoas sobre o tema.

O Facebook nega que use o microfone e diz que, quando o faz, é apenas "quando eles [os usuários] estão utilizando ativamente alguma ferramenta específica que requer áudio e só quando elas autorizam a utilização". (FP)


Endereço da página: