Folha de S. Paulo


Principal feira da indústria de games no mundo, a E3 começa nesta terça

Cerca de 50 mil pessoas se reúnem nesta semana para conferir os lançamentos da principal feira da indústria de games do mundo, a E3 (Electronic Entertainment Expo), realizada nos Estados Unidos.

Com foco em negócios, a feira é voltada principalmente para desenvolvedores de games, produtores, distribuidores, empresários, analistas e para a imprensa. A edição de 2016, que começa nesta terça-feira (14) e vai até quinta (16), deve reunir pessoas de mais de 100 países em Los Angeles.

Neste ano, entre os principais exibidores estão companhias como EA, Bethesda e Microsft, que já realizaram sua conferência para imprensa, e Nintendo, Ubisoft e Sony, que ainda vão apresentar seus lançamentos.

A mostra conta com mais de 90 expositores para celulares e um pavilhão dedicado aos jogos online e móveis, enquanto 53 expositores irão mostrar tecnologia de realidade virtual, quase o dobro dos 27 que participaram em 2015.

Normalmente, grande parte das novidades é anunciada antes do início oficial do evento, quando as companhias apresentam para exclusivamente para a imprensa as novidades para os próximos meses e anos, como novos títulos, atualizações e novas plataformas de jogos.

No primeiro ano da feira, em 1995, duas gigantes japonesas marcaram a história com seus lançamentos. A Sony anunciou sua entrada na indústria de games com o PlayStation e a Sega lançou com o Sega's Saturn nos EUA.

Em edições posteriores, novidades como os controles de gestos, como os do Nintendo Wii e do Kinect do Xbox, além de dispositivos de realidade virtual também foram lançados na E3.

_

LANÇAMENTOS

A Microsoft anunciou nesta segunda (13) a existência de um novo console, chamado "Project Escorpio", confirmando rumores e o seu possível lançamento para 2017. O novo sistema contará com 8 núcleos, largura de banda de memória 320Gb e seis teraflops de desempenho, que deve rodar imagens na resolução 4K (Ultra HD) e a realidade virtual.

A companhia também anunciou a nova versão de seu console Xbox One, trazendo novas características como o suporte para vídeos em 4K e imagens com alta gama dinâmica e sua versão 40% menor, o Xbox One Slim, que deve estar disponível em agosto por US$ 300. A versão compacta deve vir com HD de 1 TB, fonte embutida, suporte para vídeo 4K e a possibilidade de ser colocado na posição vertical.

No domingo (12), outras duas companhias já haviam anunciado novidades. A Bethesda apresentou um novo game de combates em arena, o "Quake: Champions", e confirmou a nova versão dos jogos "The Elder Scrolls V: Skyrim", de RPG, e "Prey 2", de tiro.

Já a a EA apresentou um inédito modo narrativo para o "Fifa 17" e anunciou mais detalhes sobre os jogos "Battlefield 1", "Mass Effect Andromeda", "Titanfall 2", "Star Wars" e "Madden NFL 17".


Endereço da página:

Links no texto: