Folha de S. Paulo


Computadores com sistema do Google rodarão apps de Android neste ano

Jeff Chiu/Associated Press
ORG XMIT: CAJC109 People test the the Google Chromebook Pixel laptop after an announcement in San Francisco, Thursday, Feb. 21, 2013. Google is adding a new touch to its line of Chrome laptops in an attempt to outshine personal computers running on software made by rivals Microsoft and Apple. (AP Photo/Jeff Chiu)
Consumidores testam laptops Chromebook, do Google

O Google anunciou nesta quinta-feira (19) que alguns dos computadores equipados seu sistema operacional Chrome OS poderão rodar todos os aplicativos disponíveis para Android, cerca de dois milhões, até o fim do ano.

No mês que vem, donos de alguns modelos (lista disponível por meio deste link) já terão acesso aos apps pensados para celular e tablet. Cerca de outros 60, de todas as grandes fabricantes, ganharão a compatibilidade "mais tarde neste ano".

Dados da firma de pesquisa de mercado IDC, citados pelo Google, apontam que o Chrome OS é a segunda mais popular plataforma de computadores pessoais nos EUA.

Isso graças a parcerias com escolas e ao relativamente baixo preço dos Chromebooks, como são chamados os laptops com o software, que no geral são pouco potentes e demandam conexão à internet para boa parte das funcionalidades.

"Os usuários frequentemente nos disseram que queriam fazer mais com seus Chromebooks –rodar mais aplicativos, usar arquivos de Office mais facilmente, se conectar com uma variedade de apps, e fazer mais enquanto off-line", divulgou a companhia em comunicado.

Segundo a empresa, os apps poderão ser usados em diferentes tamanhos de janela e poderão receber comandos com periféricos (mouse, teclado) e por toque (parte dos laptops com Chrome OS também tem tela tátil).


Endereço da página:

Links no texto: