Folha de S. Paulo


Google mostra aparelho para casa que entende voz do usuário e dá respostas

Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Mario Queiroz, vice-presidente do Google, apresenta o Home
Mario Queiroz, vice-presidente do Google, apresenta o Home

O Google apresentou nesta quarta-feira (18) um alto-falante sem fio que interpreta comandos de voz e vocaliza as respostas para eles. Intitulado Google Home, é uma espécie de resposta ao aparelho Echo, da Amazon, lançado em novembro de 2014, e será lançado nos EUA "mais tarde, neste ano", segundo a empresa.

A caixa de som é uma espécie de iteração física do assistente pessoal Google Now, embutido nos celulares com Android e disponível para iPhones por meio de aplicativo.

Além de respostas a perguntas, como faz a ferramenta de busca tradicional (em computadores), o serviço é capaz de tomar ações, como enviar mensagens, realizar pedidos, agendar compromissos ou iniciar uma chamada telefônica.

Stephen Lam/Reuters
Sundar Pichai, presidente-executivo da companhia, durante apresentação na Google I/O
Sundar Pichai, presidente-executivo da companhia, durante apresentação na Google I/O

Fora produtos do próprio Google, como Gmail, Calendar, Chrome, Play Música, há parcerias com empresas tais quais Uber, Pandora, Strava, WhatsApp, Ticketmaster, 99Táxis, Instacart, OpenTable.

O preço do dispositivo não foi divulgado.

O anúncio faz parte do primeiro dia da conferência para programadores Google I/O, realizado na vizinhança da sede da companhia, no Vale do Silício.


Endereço da página: