Folha de S. Paulo


Oito dicas para fazer a bateria do seu smartphone durar mais

Minh Uong/The New York Times

A viagem da família de Ashley Temeña à Disneylândia, no feriado de Ação de Graças do ano passado, se tornou um pesadelo quando a bateria do celular dela se esgotou.

Temeña, técnica de apoio em San Francisco, havia perdido a família de vista, e constatou que não tinha como localizar nenhum de seus parentes. Em vez de ir andar na montanha-russa, ela passou horas procurando o grupo, e os localizou só quatro horas mais tarde, assistindo a fogos de artifício.

"Foi realmente muito ruim", disse Temeña. "Pelo final do dia, minha vontade era jogar o celular na parede."

Muitos consumidores se identificariam com essa história. A despeito dos saltos que a tecnologia dos celulares vem obtendo em termos de tecnologia, com telas nítidas e de alta definição e chips mais rápidos, as baterias fizeram progresso bem lento. Isso levou o desejo por baterias de maior duração ao topo da lista de fatores que os consumidores consideram ao adquirir smartphones, de acordo com um levantamento conduzido em 2014 pelo grupo de pesquisa IDC.

O que faz com que a tecnologia das baterias continue atrasada? Muitas empresas vêm desenvolvendo tecnologia mais inteligente para baterias há anos, o que inclui métodos de elevar em até 10 vezes sua capacidade de armazenagem ou de carregar aparelhos capturando eletricidade do ar. Mas o íon-lítio, a tecnologia em que a maioria das baterias convencionais se baseia, tem custo baixo e reprodução fácil, sem perder a segurança, o que significa que estaremos presos a ele pelo futuro previsível, disse Charlie Quong, executivo da Mophie, uma fabricante de acessórios para baterias.

"Existe muito investimento em todas as frentes para melhorar a tecnologia e levá-la a superar o patamar atual, mas não acredito que nada disso venha a chegar ao mercado de massa por ainda diversos anos", disse Quong. Em geral, o íon-lítio melhora em cerca de 10% ao ano em termos de sua capacidade de armazenagem em um dado espaço, o que explica por que os consumidores percebem as baterias como estando muito atrás de outras tecnologias.

Tendo em vista esse pano de fundo, fizemos uma parceria com o Wirecutter, um site de recomendação de produtos, para executar diversos testes que determinam as melhores e piores práticas no que se refere a conservar bateria nos smartphones. Para as pessoas que continuam a precisar de mais energia, o Wirecutter também selecionou alguns acessórios externos.

O site testou diversos modelos de smartphones Android e Apple, com as versões mais recentes dos sistemas operacionais dessas empresas, em ambientes rigorosamente controlados. Os resultados de seu celular dependerão do modelo, da operadora de telefonia móvel, da localização e de outros fatores, mas os resultados gerais devem ser aplicáveis em termos amplos. Abaixo, seguem oito dicas.

1. Use o controle automático de brilho de tela

A tela do smartphone consome mais energia do que qualquer outro componente, e por isso a melhor maneira de reduzir a descarga de bateria é reduzir o brilho da tela. Em um teste de uma hora de duração, um iPhone 6 usou 54% menos energia de bateria com o brilho da tela regulado para mínimo, ante o máximo. E um celular Android consumiu 30% a menos.

Mas é difícil usar uma tela opaca em ambientes de alto brilho, e por isso a maioria dos aparelhos oferece um controle de brilho automático que ajusta o brilho da tela de acordo com a luz ambiente. O Wirecutter constatou que o brilho automático propicia boa economia de carga da bateria.

2. Bloqueie anúncios que consomem energia demais

Quando está navegando pela web, seu smartphone consome energia ao baixar os anúncios de sites. Instalar um bloqueador de anúncios alongará a duração da bateria.

3. Mexa nos controles do e-mail

O e-mail pode ter grande impacto sobre a duração da bateria se você tiver múltiplas contas e receber muitas mensagens. Seu smartphone pode atualizar seu e-mail automaticamente usando uma tecnologia conhecida como push, que encaminha mensagens novas ao aparelho no instante em que são enviadas. O sistema push pode gastar muita energia porque requer que o celular vasculhe o tempo todo em busca de novas mensagens; se você recebe muito e-mail, há boa chance de que seu celular esteja consumindo muita energia.

Para economizar, a maioria dos celulares pode ser configurada para buscar e-mails em horários predefinidos –digamos, a cada 30 minutos– ou apenas quando você ordenar manualmente que o aparelho o faça.

4. Baixe música em vez de usar o streaming

A próxima dica pode ser uma notícia desagradável. Hoje, os serviços de streaming on-line são a maneira mais popular de ouvir música, com aplicativos como Spotify, Pandora e Apple Music –mas esse método consome muita bateria. Nos testes do Wirecutter, duas horas de streaming de música em uma conexão wi-fi consumiram 10% da bateria de um iPhone; ouvir pelo mesmo tempo música armazenada no aparelho só consumiu 5% da bateria.

5. Desligue as conexões do aparelho se a recepção for ruim

Você talvez já tenha percebido que, quando está em lugar sem boa cobertura de telefonia móvel ou wi-fi, a bateria parece se esgotar muito mais rápido. Isso é por que o celular gasta energia procurando por um bom sinal e, se este for muito fraco, tentando obter conexão melhor.

Para manter a carga da bateria, desative as conexões do aparelho. O modo avião, que desliga todas as conexões, é uma solução rápida e fácil nas áreas com recepção ruim.

6. Verifique as listas de uso de bateria
Os consumidores podem obter melhores resultados se investigarem um pouco. Tanto o iPhone quanto o Android oferecem uma maneira simples de verificar que apps estão consumindo muita energia. Para os celulares iPhone e Android, abra o app Ajustes e, na aba bateria, encontrará listas sortidas dos apps que estão consumindo mais energia.

Fique atento a apps que estejam ativos por longos períodos em segundo plano e que usem muita energia. Exemplos incluem um app de e-mail que passe muito tempo buscando novas mensagens mesmo que o telefone esteja inativo, um leitor de notícias que atualiza artigos em segundo plano ou um app de exercícios físicos que monitore constantemente a sua localização.

Se você encontrar apps consumindo muita energia em segundo plano, desative suas atividades de segundo plano. No iPhone, vá a ajustes, geral e depois atualização de apps de segundo plano, e desative as atividades dos apps selecionados. No Android, vá a ajustes, uso de dados, escolha um app e selecione "restringir dados em segundo plano", para uso de dados de segundo plano.

7. Desative o rastreamento de localização desnecessário

Fique de olho nos apps que rastreiam sua localização. O circuito de GPS de seu celular, que determina sua localização geográfica para fins de mapeamento e exercícios, consome muita bateria. Um programa de acompanhamento de corrida que rastreie sua localização exata pela duração do exercício reduzirá a carga de sua bateria.

Se um app com acesso a localização estiver usando carga demais, especialmente em segundo plano, há uma boa probabilidade de que ele esteja acessando com frequência o GPS, wi-fi e sensores do aparelho. Você pode decidir desabilitar a localização para esse app (via ajustes de localização no menu do aparelho ou pelos ajustes internos do app). No iPhone, é possível desabilitar a capacidade de rastreamento do app indo ao menu de privacidade e a serviços de localização.

Para desabilitar o rastreamento de localização no Android, vá a ajustes, apps, selecione o app e selecione "permissões", e lá desative a permissão de localização.

8. Desligue as notificações desnecessárias

Tanto a Apple quanto o Google recomendam desativar as notificações de apps para prolongar a duração da carga. As notificações requerem comunicação regular com servidores, e cada notificação leva o aparelho a acordar por alguns segundos, o que inclui acionar a tela, para mostrar uma mensagem que oferece uma possibilidade de ação ao usuário.

No iPhone, abra o menu de ajustes, vá a notificações, selecione o app e desative permitir notificações. No Android, desative as notificações no menu de ajustes do app ou aperte demoradamente a notificação em si e selecione o ícone "i". Isso o encaminhará ao cardápio de notificações de apps, onde será possível bloquear todas as notificações.

Depois de seu dia estressante na Disneylândia, Temeña comprou uma bateria externa da Amazon. Ela disse que o sistema pode carregar seu celular seis vezes, mas não é ideal por causa do tamanho. Ela preferiria que seu iPhone tivesse uma bateria melhor.

"Não entendo porque a bateria não á capaz de acompanhar os demais avanços que eles estão incluindo nos celulares", ela disse.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: