Folha de S. Paulo


Google prepara aparelho de realidade virtual para concorrer com o Facebook

Divulgação
O Google Cardboard, que teve mais de 5 milhões de unidades vendidas desde 2014
O Google Cardboard, que teve mais de 5 milhões de unidades vendidas desde 2014

O Google está desenvolvendo um novo aparelho de realidade virtual para smartphones, em uma tentativa de concorrer com o Oculus Rift, do Facebook, na disputa para ver quem se dá bem primeiro no setor.

O novo produto será um sucessor do Cardboard, o visualizador de realidade virtual de baixo custo lançado em 2014, com melhores sensores, lentes e corpo de plástico. O aparelho vai usar um smartphone acoplado a ele para exibir as imagens, algo que já acontece no Cardboard e também no Gear VR, uma colaboração entre a Samsung e a Oculus que chegou ao mercado no fim do ano passado, por R$ 800.

O Cardboard usa sensores já disponíveis em celulares modernos para detectar a posição da cabeça do usuário, enquanto o Gear VR tem sensores extras. O lançamento do Google será compatível com uma gama mais ampla de smartphones do que o dispositivo da Samsung, que funciona apenas com smartphones topo de linha como o Galaxy S6, o S6 Edge, o S6 Edge+, e o Note 5.

A companhia não quis comentar o assunto, mas Sundar Pichai, presidente-executivo do Google, disse na semana passada que o Cardboard, que teve 5 milhões de unidades vendidas, era "apenas o primeiro passo" nos planos da companhia para a realidade virtual.

Alguns analisas preveem que esses modelos acoplados a smartphones vão ganhar apelo mais rapidamente junto ao público do que o Oculus Rift, que custará a partir de US$ 599, e o PlayStation VR, da Sony. Esses modelos custam bem mais caros e precisam estar fixos a um computador ou videogame.

Veja o vídeo


Endereço da página:

Links no texto: