Folha de S. Paulo


teste folha

Android envia mensagem no WhatsApp só com uso da voz

Igor do Vale/Folhapress
Justiça determina o bloqueio, em todo o território brasileiro, do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp por 48 horas nesta quarta-feira (16). A medida entra em vigor às 0h de quinta (17).
Smartphone exibe tela do WhatsApp

Usuários brasileiros de celulares Android agora podem usar a voz para ditar mensagens e enviá-las por meio de aplicativos como WhatsApp, Viber e Telegram, sem usar o teclado. O recurso já está habilitado para quem fala inglês desde julho passado.

A ideia é resolver uma frustração recorrente de quem é adepto de assistentes virtuais como Google Now, Siri (da Apple) e Cortana (da Microsoft). Um pedido para que se enviasse uma mensagem via WhatsApp era respondido pela assistente do Google com uma busca pela frase ditada, e não com o envio do texto.

Agora, basta dizer "OK, Google, mande uma mensagem por WhatsApp", e o Google Now pergunta para quem deve enviar e qual é a mensagem. O procedimento pode ser feito em só uma etapa, se o usuário disser de uma vez que quer mandar uma mensagem, para quem e o texto -na Siri, não é possível usar apps que não os da Apple para mandar as mensagens.

No teste feito pela Folha, o sistema de voz funcionou bem, cometendo poucos erros em mensagens simples.

Mas, no aparelho testado, um Lenovo Vibe, a interface apresentou alguns problemas. O aviso "O Google está fora do alcance" apareceu várias vezes e foram necessárias duas ou três tentativas para enviar algumas das mensagens. No caso do aplicativo Telegram, o assistente confunde-se com a palavra "telegrama" e envia um SMS.

Às vezes, o procedimento é interrompido misteriosamente. Em alguns casos, quando o assistente perguntava se podia enviar a mensagem ou se havia algo a ser alterado no texto, responder "alterar" resultava em busca no Google pela palavra.

No fim das contas, o recurso é competente naquilo que parece ter sido talhado para fazer: dar respostas rápidas quando as mãos do usuário estão ocupadas. Para usar, basta atualizar o aplicativo do Google e os apps de mensagem no Android. Usuários de iPhone ainda vão ter de esperar para ter essa opção.


Endereço da página: