Folha de S. Paulo


Sob pressão, Twitter anuncia reorganização e saída de 5 executivos

Mike Blake-8.jul.2015/Reuters
Jack Dorsey, interim CEO of Twitter and CEO of Square, goes for a walk on the first day of the annual Allen and Co. media conference in Sun Valley, Idaho July 8, 2015. REUTERS/Mike Blake ORG XMIT: SVA142
Jack Dorsey, CEO do Twitter, em evento nos EUA

Quatro executivos sêniores do Twitter estão deixando a empresa, informou, por meio de um tuíte na noite deste domingo (24), o CEO Jack Dorsey. Trata-se da maior mudança na liderança da empresa desde que Dorsey retornou ao posto de chefe executivo –com a missão de fazer a companhia crescer novamente.

Segundo informou Dorsey, deixarão a companhia os chefes de mídia, Katie Jacobs Stanton, de produtos, Kevin Weil, da divisão de engenharia, Alex Roetter, e de recursos humanos, Brian "Skip" Schipper.

Referindo-se ao que chamou de "rumores pouco precisos" da imprensa, Dorsey elogiou os quatro executivos e disse que estava triste em anunciar suas saídas –especuladas, entre meios de comunicação norte-americanos como demissões.

Ainda na noite deste domingo (24), Jason Toff, que chefia o Vine, serviço de streaming de vídeos do site, tuitou que também estava deixando o Twitter para trabalhar com realidade virtual no Google. As mensagens de Dorsey não mencionavam Toff.

Segundo o CEO, o chefe de operações, Adam Bain, e o de tecnologia, Adam Messinger, vão assumir "responsabilidades adicionais" com a saída desses executivos.

De acordo com o que uma fonte próxima ao tema informou à agência Reuters, o Twitter ainda pode anunciar outras mudanças entre seus executivos, incluindo o recrutamento de um novo chefe de marketing, nesta segunda-feira (25). A companhia deve anunciar dois novos membros do conselho em breve, segundo essa mesma fonte.

O jornal "The Wall Street Journal" informou que, no ano passado, quando voltou à empresa, Dorsey colocou como condição a troca de parte do conselho de administração –do qual faz parte também Evan Williams, como Dorsey cofundador do site, e um dos acionistas individuais mais importantes.

Em uma conferência sobre as finanças da empresa em outubro, Dorsey falou de "contratar e investir em talentos" e da necessidade de "repensar processos de forma audaciosa". O executivo, que também é CEO da empresa de serviços financeiros Square, ainda deve apresentar um projeto detalhado sobre o que quer que o Twitter faça de forma diferente.

As ações da companhia caíram quase 50% desde que ele voltou, no ano passado, e hoje são negociadas abaixo do preço de seu IPO (oferta pública de ações). A preocupação dos acionistas e do mercado, segundo a Reuters, é que o site falhou em aumentar significativamente sua base de usuários, apesar de ter estabelecido um ritmo mais acelerado no lançamento de produtos.

Os resultados financeiros do quarto trimestre de 2015 devem ser informados no próximo dia 10 de fevereiro.

No final de setembro, o Twitter informou possuir 320 milhões de usuários no mundo –só 4 milhões a mais do que três meses antes. O site teve em 2015 sua taxa de crescimento de usuários mais lenta, e foi eclipsado pelo app de compartilhamento de fotos Instagram, controlado pelo Facebook, que no ano passado ultrapassou os 400 milhões de usuários.

O site teve três chefes de produto desde 2014, e Dorsey tem exercido um papel cada vez maior no desenvolvimento de produtos. Desde seu retorno, ele lançou o Moments –produto desenvolvido por Weil, que exibe os melhores tuítes e conteúdos da rede social–, demitiu 300 pessoas e contratou o antigo executivo do Google Omid Kordestani como presidente executivo.

REESTRUTURAÇÃO

Weil, Stanton, Schipper e Roetter estão entre as saídas de mais alta patente nos meses recentes, mas muitos executivos deixaram o Twitter desde que o cofundador Dorsey assumiu a empresa, primeiro como CEO interino, em julho, e depois efetivado.

Weil estava no Twitter desde 2009, mas ocupou a chefia de produtos por cerca de um ano apenas. Ele muitas vezes foi "a cara" da empresa, falando em conferências e dando dicas de itens em desenvolvimentos no site, como uma nova contagem de caracteres, que excedesse o limite atual de 140 caracteres.

Stanton entrou na empresa em 2010 com a missão de aumentar a audiência do site fora dos Estados Unidos. Ela antes trabalhou no Google e no Yahoo, e também na Casa Branca e no Departamento de Estado dos EUA.


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