Folha de S. Paulo


Gigantes de tecnologia querem explorar poluição do ar na China

Xinhua/Wu Wei
 (151229) -- BEIJING, Dec. 29, 2015 (Xinhua) -- A pedestrian walks amid heavy smog in Beijing, capital of China, Dec. 29, 2015. A blue alert for heavy air pollution was issued by Beijing municipal emergency response headquarters. Beijing has been bothered by heavy pollution since the winter came. (Xinhua/Wu Wei) (lfj)
Pedestre caminha em Pequim; a cidade emitiu um alerta por causa do alto nível de poluição do ar

A poluição do ar na China pode ser um grande negócio. Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, IBM e Microsoft, estão competindo para explorar o nascente mercado de previsão da qualidade do ar nos maiores emissores de carbono do mundo.

Períodos de intensa neblina de poluição envolvendo Pequim impulsionaram as autoridades da capital chinesa a declarar dois "alertas vermelhos" sem precedentes este mês - um alerta para os 22 milhões de habitantes da cidade de que a poluição pesada deve durar mais de três dias.

"Há cada vez mais atenção para o serviço de previsão da qualidade do ar", disse Yu Zheng, pesquisador da Microsoft. "Mais e mais pessoas se importam com essa tecnologia de informações."

Ambas Microsoft e IBM garantiram seus primeiros clientes do governo no ano passado após desenvolverem suas respectivas tecnologias de previsão da poluição em seus laboratórios de pesquisa na China.

O primeiro cliente da IBM foi a agência de proteção ambiental de Pequim, que baseia seus códigos com cores para alertas de poluição na tecnologia. A empresa lançou um Centro Conjunto de Inovação Ambiental - com funcionários do governo e cientistas da IBM - com a agência no início de dezembro, permitindo que as autoridades façam modelos melhores para cenários de redução de poluição durante os piores episódios.

Por sua vez, a Microsoft assinou um contrato com o Ministério do Meio Ambiente da China e as agências de proteção ambiental das províncias de Fujian e Chengdu, capital da província de Sichuan.

As duas rivais de tecnologia não estão competindo apenas por clientes do governo. Clientes comerciais - em particular as empresas de geração de energia renovável - são outros alvos, junto com os consumidores. Mais de 30 parques de energia solar na China estão usando a tecnologia de meteorologia da IBM, que também pode ajudar a prever a disponibilidade de luz solar.


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