Folha de S. Paulo


Fotos com fãs, dinheiro e Nutella: youtubers contam benefícios da fama

Vídeo TV Folha ao vivo

Christian Figueiredo, 21, tinha ido ao supermercado. E foi nesse dia em que percebeu a fama que tinha. Uma menina que ele nunca tinha visto na vida o chamou de "Chris" e pediu para tirar uma foto com ele. Gaguejando, aceitou o convite.

"A primeira pessoa que pede para tirar uma foto com você é inesquecível. Você não esquece, não sabe o que fazer", afirmou Figueiredo –ele é dono do canal "Eu Fico Loko", do YouTube, que tem 3,6 milhões de assinantes e 245 milhões de visualizações.

Nesta quarta-feira (28), ele participou de uma conversa na "TV Folha" sobre os youtubers que estão publicando publicando livros. Suas duas obras, "Eu Fico Louco" e "Eu Fico Louco 2", estão entre as cinco mais vendidas neste ano no Brasil na categoria infantojuvenil.

Também participaram da conversa Pedro Rezende, 19, que está lançando o livro "Dois Mundos. Um Herói. Uma aventura não Oficial de Minecraft" e Frederico Elboni, 24, do blog "Entenda os Homens" e autor de "Um Sorriso ou Dois" e "Meu Universo Particular".

A obra de Rezende, dono do terceiro canal do YouTube brasileiro com maior número de visualizações, que fatura R$ 1 milhão por ano só com a sua página, ainda está na pré-venda. Na última edição da feira Brasil Game Show, crianças chegavam a chorar ao tirar uma foto com ele.

"Uma vez eu falei em um vídeo que gostava de um achocolatado. Daí, fui participar de um evento. Voltei de lá com 70 litros desse achocolatado, que todo fã me dava de presente."

Elboni, amante de Nutella, também disse já ter ganhado diversos potes com a iguaria de seus leitores.

DA WEB PARA OS LIVROS

E foi justamente a fama conquistada na web que possibilitou Figueiredo a escrever seus livros.

"Desde pequenininho eu gostava de escrever. Tinha livros de 200 páginas à mão, com crônicas. Eu os guardei, e foi uma realização poder chegar na editora e ter o poder de ver ser queriam publicá-lo. Foi uma realização pessoal", disse. "As pessoas me perguntam se eu sou um escritor. Eu digo que não, é um diário", afirma.

Elboni, ao contrário do colega, tinha mais experiência. Além do blog, já fez roteiros de programas de televisão. Mas, assim como Figueiredo, não se considera um escritor. Em seus livros, se dedica a falar da vida amorosa, embora não dê conselhos nem narre as próprias aventuras.

"Eu digo que não sou escritor. Gosto de escrever. Divido sonhos, momentos, viagens. Meus textos nunca são apelativos, porque quem sou eu para dar dicas? Mas eu não quis esperar até os 30 para começá-los", afirma.

O único dos três a ter feito um livro de ficção foi Rezende. Seu livro conta a história dele, Pedro, um dia acordando no mundo "Minecraft", game que é assunto da maior parte dos vídeos de seu canal.

Pedro, então, se encontra com Rezende, um personagem criado por ele e protagonista das séries na web. Os dois, assim, se juntam para sair dessa situação e descobrir o que está acontecendo.

"A história do meu livro foi criada por mim e pelo meu pai. Na verdade, ela ia para o meu canal, mas a editora veio falar com a gente, e resolvemos transformar em livro. Meu pai é médico, mas gosta muito de quadrinhos, então foi mais fácil", disse.

Pensando na divulgação da obra para o ano que vem, Rezende afirmou que estuda uma continuação. Nela, seria a vez do personagem dos vídeos acordar no mundo real e precisar unir forças com Pedro.

Figueiredo, por sua vez, está começando a produzir um filme sobre sua vida, que deverá estrear no fim de 2016.

"É um filme sobre o "Eu Fico Loko", mas antes do canal. Para me interpretar, quero o Caio Castro, sem camisa para dar audiência", brincou. "Mentira, quero um moleque de 13 anos, tímido e muito louco. Vou ser aquele chato que fica atrás do diretor."


Endereço da página:

Links no texto: