Folha de S. Paulo


Motoristas quase causam acidente com piloto automático da Tesla

Divulgação
Tesla Dual Motor Model S ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O Tesla Model S ganhou uma atualização com piloto automático

A Tesla, montadora do empresário Elon Musk que constrói carros elétricos, liberou neste mês uma atualização para o sedã Model S, com piloto automático. Diferentemente, dos carros que se dirigem sozinho, a companhia disse que os motoristas precisam continuar no comando dos automóveis.

No entanto, alguns donos do Model S não estão seguindo à risca a recomendação. Para mostrar como o piloto automático funciona -com sensores para seguir reto, mudar de pista e estacionar sozinho-, eles estão publicando vídeos no YouTube em que aparecem sem contato com o volante do carro.

Em um deles, o veículo da Tesla, ao cruzar com outro carro vindo na direção oposta da via, vira à esquerda, quase causando uma batida. É preciso que o motorista, que estava longe do volante e gravando com o celular, intervenha e desvie.

Segundo o site The Verge, o carro elétrico é programado para seguir o veículo à frente e não conseguiu identificar que o outro automóvel estava na pista contrária.

Empresas como o Google e Apple têm trabalhado em tecnologias para carros que se dirigem sozinhos. Eles estão sendo testados em cidades do EUA e funcionam a partir do GPS e de sensores que indicam a localização dos outros veículos.

A Tesla, no entanto, diz que é a nova ferramenta é apenas uma ajuda aos motoristas, que precisam continuar com o controle do carro.

"O piloto automático da Tesla funciona como os sistemas que os pilotos de avião usam quando as condições estão boas. O motorista ainda é responsável", diz o site da empresa.

A atualização para os modelos da Telsa está disponível apenas nos EUA. A empresa tem planos de levá-la para Europa e Ásia nos próximos meses.

Acidente com carro da Tesla


Endereço da página:

Links no texto: