Folha de S. Paulo


App permite acionar sirene para chamar atenção para abuso no metrô

Divulgação
O aplicativo 'HelpMe' para denunciar abuso sexual no metrô e trem de São Paulo
O aplicativo 'HelpMe' para denunciar abuso sexual no metrô e trem de São Paulo

Um novo aplicativo quer ajudar as mulheres usuárias do metrô e trem de São Paulo a denunciar abuso sexual.

O "HelpMe" (me ajude), lançado há menos de duas semanas, permite acionar uma sirene para chamar atenção para si e mandar uma mensagem de texto para os canais de denúncia do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com os dizeres: "Estou sofrendo abuso!!!".

Criada pelo paulistano Renato Sanches, 26, a ferramenta também permite enviar um SMS detalhado, informando a linha, o sentido do trem, a próxima estação e o número do carro.

A ideia surgiu depois de ver várias publicações de mulheres nas redes sociais relatando situações de abuso e manifestações nas estações, contou Sanches, que é analista de sistemas e usuário tanto do metrô quanto da CPTM. O jovem já vinha estudando o mercado de mobilidade urbana e começou a desenvolver o aplicativo no final de maio.

"Na 'hora H', pode ser difícil lembrar o número de denúncia ou ter que digitar uma mensagem. O app já a deixa pronta", diz Sanches. Já a sirene pode chamar a atenção e, eventualmente, interromper o abuso.

Por mais que o enfoque seja a denúncia de abusos sexuais, o aplicativo permite relatar outros problemas e infrações, como ar condicionado desligado, som alto, vandalismo, furto, roubo e ambulantes. Para o analista de sistemas, essas outras opções incentivam homens a usar a ferramenta.

O aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS, não tem vínculo com o metrô ou com a CPTM. "Eu peguei os números de denúncia no site dos serviços", diz o desenvolvedor.

Nenhuma das empresas de transporte se manifestou sobre o aplicativo, mas Sanches conta que ele usou a ferramenta para relatar uma briga dentro de um trem da CPTM e que, na próxima estação, já havia um segurança na plataforma. "Se foi por causa da mensagem que mandei, eu já não sei", comentou.


Endereço da página: