Folha de S. Paulo


Google e Microsoft se aliam para criar formato gratuito para vídeos

Dado Ruvic - 28.out.14/Reuters
Logo do YouTube em foto ilustrativa. 29/10/2014 REUTERS/Dado Ruvic
O Google, dona do YouTube, é uma das sete empresas na Alliance for Open Media

Sete empresas gigantes do ramo de tecnologia, incluindo o Google e a Microsoft, se uniram em um grupo chamado Alliance for Open Media, que pretende desenvolver um novo formato gratuito -sem o pagamento de royalties- e de código aberto para reprodução de vídeos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (1º).

A aliança, que também conta com Amazon, Cisco, Intel, Mozilla e Netflix, quer criar um formato de vídeo próprio para web, capaz de entregar filmes e transmissões ao vivo em alta definição, mesmo para usuários com conexões mais lentas de internet, e que rode em qualquer dispositivo, seja celular, tablet ou computador.

Empresas como Facebook, Apple e Adobe ficaram fora do acordo, mas a Alliance for Open Media disse que vai divulgar como novos interessados poderão se inscrever ainda neste ano.

"As expectativas dos consumidores para a entrega de vídeo continua a crescer, e corresponder às expectativas deles requer a energia concentrada de um ecossistema inteiro", afirmou Gabe Frost, diretor-executivo da aliança.

A nova entidade, no entanto, não disse quando o novo formato será lançado.


Endereço da página: