Folha de S. Paulo


Netflix deixará de ter sucessos do cinema nos EUA

Daniel Daza/Netflix
Wagner Moura na série 'Narcos', original do serviço de streaming de vídeos Netflix
Wagner Moura na série 'Narcos', original do serviço de streaming de vídeos Netflix

Grandes sucessos do cinema mundial –incluindo "Jogos Vorazes", "Guerra Mundial Z", "O Lobo de Wall Street" e "Transformers"– vão deixar o catálogo do Netflix nos Estados Unidos.

O anúncio da não renovação do acordo do Netflix com a Epix –rede de cabo que é uma joint venture dos estúdios Lions Gate, MGM e Paramount– foi feito em uma mensagem no blog oficial do serviço de streaming no último domingo (30).

"Apesar de muitos dos filmes da Epix serem populares, eles também são amplamente disponíveis na TV a cabo e em outras plataformas sob assinatura", escreveu Ted Sarandos, chefe de conteúdo do Netflix.

O serviço informou que decidiu não renovar o acordo com a Epix, firmado em 2010, pois está mais focado em programação original e direitos exclusivos sobre conteúdos e menos em produções sobre as quais não possui exclusividade.

Por enquanto, o rompimento não tem impacto no catálogo do Netflix em outros países, como o Brasil –cada unidade do serviço tem acordos distintos com distribuidores.

Mesmo nos EUA, os filmes da Epix continuarão sendo transmitidos em streaming: na sequência do anúncio do Netflix, a rede informou que fechou um acordo para ingressar na programação do Hulu a partir de 1o de outubro.

As empresas não informaram os termos do acordo, estimado em US$ 1 bilhão.

O Hulu, lançado em 2010, tem cerca de 10 milhões de assinantes –o Netflix tem mais de 65 milhões–, mas está disponível apenas nos Estados Unidos.


Endereço da página: