Folha de S. Paulo


App permite ao usuário 'investir' em bandas e ganhar ingressos em festivais

Divulgação
O Tradiio vai premiar os usuários com moedas, que podem ser trocadas por ingressos para shows e festivais
O Tradiio vai premiar os usuários com moedas virtuais, que podem ser trocadas por ingressos para shows e festivais

Bandas independentes brasileiras ganharam um aplicativo para divulgar seus trabalhos. Batizado de Tradiio, o app foi criado por uma start-up portuguesa e chegou ao Brasil em agosto.

"Na verdade, foi o Brasil veio 'ao nosso encontro': muitas bandas e usuários registraram-se depois de conhecer o app por meio das redes sociais e foi isso que nos fez apostar neste mercado mais cedo do que tínhamos planejado", disse um porta-voz do aplicativo, em entrevista por e-mail à Folha.

No Tradiio, os usuários avaliam as bandas. Quando uma pessoa se cadastra, recebe 5.000 moedas virtuais, usadas para investir nos grupos. Conforme uma música ou banda fizerem sucesso, o investimento dá resultado e a pessoa ganha ainda mais moedas.

Depois, elas podem ser trocadas por ingressos para shows e festivais, como o Tomorrowland Brasil de 2016, ou descontos em lojas de música.

Em Portugal, as bandas e cantores com melhores avaliações fecharam parcerias com gravadoras de discos e foram convidados para participar de festivais. No Brasil, ainda não há acordos com gravadoras ou rádios.

Para garantir que as bandas não criem mais de uma conta no app para se beneficiarem, os responsáveis pelo Tradiio disseram ter criado um mecanismo de segurança.

"Nosso algoritmo contempla não só investimentos, mas também o número de vezes que a música é ouvida e compartilhada, entre outros", disseram os criadores.

Os responsáveis pelo Tradiio ainda disseram que, por enquanto, todo o conteúdo do aplicativo é gratuito. A partir de outubro, querem permitir que o usuário compre as moedas virtuais extras.

O app está disponível para Android e iOS, além de ter uma versão desktop.


Endereço da página: