Folha de S. Paulo


Análise

Samsung reforça aposta em aparelhos caros para voltar a ter lucro

No afã de frear a queda no faturamento de suas vendas de celulares, a Samsung passou a se dedicar ainda mais ao mercado de aparelhos caros. É o que pode ser visto após os dois lançamentos feitos pela empresa na semana passada.

Com previsão de chegada ao Brasil no mês que vem, o Galaxy Note 5 (e sua canetinha) e o Galaxy S6 edge+ (versão maior do S6 edge, ambos com laterais da tela curvadas) devem custar R$ 3.000 ou mais no país, estratégia que evidencia a maior dedicação da empresa ao mercado dominado hoje pelo iPhone.

"Não é segredo que estamos lutando para nos consolidar como marca premium", diz Roberto Soboll, diretor de produto da marca no Brasil.

Yuri Gonzaga/Folhapress
JK Shin, presidente-executivo da Samsung, anuncia as novidades no evento em NY
JK Shin, presidente-executivo da Samsung, anuncia as novidades no evento em NY

A tarefa não é simples. Segundo Tuong Nguyen, analista da empresa de pesquisa Gartner, os consumidores continuarão a favorecer, no curto prazo, a marca icônica da Apple, com a qual é difícil de competir. Mas, entre os clientes de maior poder aquisitivo, sempre há quem faça questão de tecnologias mais recentes.

O movimento acontece após um segundo trimestre em que a fabricante sul-coreana teve queda de 4% nos lucros em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi um freio à tendência de baixa, em parte graças ao lançamento dos modelos de topo de linha Galaxy S6 e S6 edge –no trimestre anterior, o tombo havia sido de 30%.

Os novos celulares apresentam melhorias em design e capacidade de processamento, mas poucas surpresas. A Samsung é conhecida por ser "fast-follower", que alcança a concorrência rápido, na avaliação de Nguyen. Não que isso signifique que ela não saiba inovar, mas há uma tendência de copiar o que já foi bem-sucedido.

O jornalista viajou a convite da Samsung


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