Folha de S. Paulo


Hackers conseguem desligar carro da Tesla a baixas velocidades, diz jornal

Divulgação
Imagem de divulgação do Tesla Model S
Imagem de divulgação do Tesla Model S

Pesquisadores de segurança cibernética afirmaram ter assumido o controle de um Model S da Tesla Motors e desligado o carro a baixas velocidades, uma das seis falhas significativas que encontraram que podem permitir que hackers assumam controle de veículos, segundo o jornal "Financial Times".

O vice-presidente de tecnologia da empresa de segurança eletrônica Lookout, Kevin Mahaffey, e o principal pesquisador de segurança da Cloudflare, Marc Rogers, afirmaram que decidiram invadir um carro da Tesla pois a companhia tem uma reputação de entender de softwares mais que outras montadoras, de acordo com o "FT".

"Desligamos o carro quando ele estava se movendo inicialmente na velocidade baixa, de cerca de 8 quilômetros por hora", disse Rogers. "Todas as telas desligam, a música para e o freio de mão sobe, parando (o carro) bruscamente".

A técnica será detalhada na conferência de segurança eletrônica Def Con, em Las Vegas (EUA), nesta sexta-feira (7), segundo a publicação.

Ainda de acordo com o "FT", a Tesla vai distribuir uma atualização, que todos os condutores receberão até esta quinta-feira (6), para corrigir o erro.

O ataque contra o Tesla surge após um ataque similar contra um Jeep Cherokee da Fiat Chrysler no mês passado, que levou a companhia a realizar o recall de 1,4 milhão de veículos nos Estados Unidos.

OUTRO LADO

A Tesla confirmou os resultados obtidos pelos dois pesquisadores e afirmou que já enviou uma atualização para o software dos carros, que corrige as seis falhas descobertas.

"Nossa equipe de segurança trabalha muito próxima de pesquisadores para garantir a proteção dos nossos sistemas contra vulnerabilidades a partir de testes exaustivos e atualizações constantes de nosso sistema de segurança", disse a empresa em um comunicado.

A montadora também afirmou que os dois pesquisadores estavam dentro do Model S quando conseguiram pará-lo, descartando que uma pessoa fora do carro pode, como em uma rua, por exemplo, possa controlar os sistemas.


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