Folha de S. Paulo


Lexus divulga vídeo com skate voador finalmente em ação; assista

A Lexus divulgou nesta terça-feira (4) um vídeo com o skate voador que estava desenvolvendo, também conhecido como "hoverboard", finalmente em ação.

Em um parque para skates construído em Barcelona pela marca de carros de luxo de propriedade da Toyota, o skatista profissional Ross McGouran fez algumas manobras em cima da prancha flutuante.

Os skates voadores ficaram famosos em 1989, quando o filme "De Volta para o Futuro 2" mostrou o personagem Marty McFly, interpretado pelo ator Michael J. Fox, usando um "hoverboard" para enfrentar os vilões da trama.

No entanto, o resultado obtido pela Lexus foi bem diferente do skate do longa-metragem. Ao contrário da prancha de McFly, o aparato criado pela empresa não pode andar livremente. Ele tem de seguir um caminho determinado por um trilho magnético, similar a um trem-bala.

A flutuação acontece por supercondutores, localizados abaixo da prancha de bambu, que precisam ser resfriados até -197ºC com nitrogênio líquido (daí o vapor branco expelido) para gerar um forte campo magnético.

Skate voador criado pela Lexus

Como o uso do "hoverboard" é limitado a apenas onde está o trilho magnético, a solução da Lexus foi criar um parque com ímãs em todos os lugares. Assim, o skate voador foi capaz até mesmo de flutuar na água, da mesma forma que McFly fez no filme.

McGouran, porém, encontrou dificuldades para se equilibrar na prancha devido à flutuação magnética. "Tudo o que eu sabia sobre skate precisei deixar para trás", afirma o atleta profissional.

O filme também mostra como foi todo o desenvolvimento do "Slide", como a peça acabou batizada. Entre fracassos e novas descobertas, levou mais de um ano para a empresa chegar à versão final da prancha nas instalações de Dresden, na Alemanha.

Em junho, a montadora já havia anunciado a criação da prancha flutuante, mas ainda não havia a exibido com alguém em cima, em funcionamento.

Apesar do sucesso no desenvolvimento do "Slide", a Lexus não deve comercializá-lo. Apenas usá-lo nos vídeos promocionais.

Para quem quer o próprio skate voador, em outubro do ano passado, uma start-up americana conseguiu US$ 500 mil em um financiamento coletivo para criar o projeto Hendo Hover, uma prancha que levita sob efeito de um campo magnético.


Endereço da página:

Links no texto: